domingo, 10 de junho de 2007

Ecologia dita o futuro



ACABOU O FERIADÃO E MÃOS À OBRA...
O tema não se esgota... ecologia, reciclagem... e por aí vai...










Déjà vu...






Passeando em um parque vi uma cortina feita de pedaços de garrafas transparentes tipo pet, tudo bem enfileirado e estilizado. Cada idéia, cada produto resultante da reciclagem... muitas soluções e artes bacanas. Pode até parecer um papo meio blasè mas esse assunto perpetuará por longas décadas. Os nossos recursos como a água, o ar, a fauna e os nossos alimentos (cheios de hormônios e componentes químicos) estão se esgotando silenciosamente; talvez não percebemos uma situação ou outra porque nossos hábitos errôneos já estão tão inseridos em nossas vidas que não temos tempo nem de pararmos para observar a veracidade dessas coisas.



Ultimamente tenho pesquisado muito sobre essa questão ambiental mas não basta só ler; é ver para crer!! Nossas lagoas, rios, alimentos, enfim, tudo de forma desordenada, se acabando, se deteriorando... não tem muito tempo em que pude verificar alguns rios cristalinos se tornarem, após quatro anos, acúmulos de sujeiras, esgoto, dejetos... um fedor horrívelllll!!!! Sinto pena... porque todo mundo gosta de natureza, lugares bonitos... quem não gosta de morar com uma senhoraaaaaaa paisagem ao fundo, intocável pelo Homem?! Cuidar que é bom... ainda tem muito blabláblá. Percebo que a natureza se tornará um luxo no futuro!



Antigamente esse discurso era coisa de bicho-grilo, vagabundo e tal. Contudo, as pessoas foram percebendo que o negócio está ficando feio e passou a considerar "modinha". Não estou generalizando e imagino que tenham milhares de indivíduos envolvidos na preservação do meio ambiente. E como sempre gostei de mato, talvez eu tenha mais sensibilidade para diagnosticar essas perdas ecológicas; um mapeamento em algumas áreas já denunciariam o que estou falando. Palmas para os especialistas que detém a informação mas infelizmente não podem agir por todos.



Li um texto em um site que retrata os mesmos aspectos deste post. Segue a reprodução:






"ECOLOGIA
Fala-se tanto em ecologia nos dias de hoje, no entanto, pouco se pratica a este respeito. Observem os rios, que deveriam ser os mananciais de energias revigoradoras... Estão poluídos e toda a sua energia exaurida pelas forças negativas do homem, que não satisfeito em despejar detritos em suas águas, destrói também a sua real capacidade de armazenar energias. Energias estas que reverteriam em benefício dele próprio. Vejam também as matas, que vêm sendo exterminadas pela ambição deste mesmo homem. Ele não pára para pensar que é por causa delas que ele ainda respira, que ele ainda caminha. O ar que entra em seus pulmões, já não traz os benefícios que precisa o homem, para viver. Esse homem vem, pouco a pouco, assinando o seu próprio atestado de óbito e tornando cada vez mais carregado o ambiente para os seres que virão. O que podemos ver é que Ecologia ou defesa do meio ambiente, é apenas praticada por poucos, pois a grande maioria não tem nem mesmo a preocupação de parar para pensar sobre esse assunto. Eles preferem acreditar que isso é apenas mais um dos modismos da atualidade.Irmãos, busquem compreender toda a energia que vem da natureza. Usufruam dessas energias sempre que puderem. Façam a sua parte respeitando essa força geradora de energias vitais. Respeitem a natureza, antes que ela acabe! Fiquem em paz."

Nenhum comentário: