quarta-feira, 27 de junho de 2007

O poder do exemplo dos pais na educação dos filhos



As crianças aprendem o que vivenciam...


Este é o título de um livro que me fez lembrar a respeito do ataque à doméstica envolvendo jovens de classe média alta. Pelo tema do livro, imagina-se a figura da ação e reação como " agressões em casa, brigas na rua", " falta de educação em casa, o mesmo ocorrendo na rua" e por aí vai... Entretanto, o assunto abordado é muito mais complexo do que se pensa. Por trás de uma atitude incorreta, há um conjunto de fatores acumulados e presenciados ao longo da vida. A famosa educação que vem de berço... do lar... o espelho do pai e da mãe. Segue abaixo alguns trechos desse livro sobre educação infantil:


"I- Se as crianças convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito


As crianças aprendem o que é respeito quando observam seus pais tratando um ao outro, assim como os membros de sua própria família, com gentileza e consideração. E também quando crescem convencidas de que a maneira como foram tratadas é a maneira como devem tratar os outros.Gentileza e consideração são marcas de respeito: podem ser manifestadas de mil pequenas formas, dia após dia, semana após semana, ano após ano. Nossa disposição para oferecer solidariedade um ao outro e a nossos filhos ensina a eles como respeitar seus semelhantes. Através de nosso exemplo, mostramos que respeito também significa aceitar as outras pessoas como elas são, admitir que suas necessidades têm o mesmo peso das nossas e que, às vezes, têm até de vir antes das nossas. (...)


I.a -Respeitando as diferenças de cada um

(As crianças...)

Ao participarem de um mundo mais amplo do que o círculo familiar e respeitarem as outras pessoas por terem consciência do valor e da dignidade individuais, poderão esperar o mesmo respeito em troca. Crescer em um ambiente em que gestos de solicitude e real preocupação pelos outros são parte da vida cotidiana prepara-os para manifestar respeito e tolerância em sua vida. Os grandes mestres de todas as religiões sempre estiveram de acordo que é através dos pequenos atos diários de bondade que deixamos nossa marca na escola da vida.


II-Se as crianças convivem com a eqüidade, aprendem o que é justiça


As crianças têm uma noção muito prática de eqüidade e justiça: para elas, o que é justo, é certo; o que é injusto, é errado. Estão habituadas aos jogos e brincadeiras com regras claras definindo o que é justo e esperam que todo mundo siga as mesmas regras. Evidentemente, não é isto o que acontece no mundo real - embora existam momentos em que todos nós gostaríamos que houvesse um livro de regras da vida determinando qual maneira certa de proceder e que fosse respeitado por todos.


II.a-A justiça como um ideal


A justiça é uma questão das mais sérias. Mas a noção de justiça e eqüidade de nossos filhos começa com coisas pequenas. Se encaramos de modo respeitoso seus anseios de serem tratados de modo justo, eles terão os fundamentos de que necessitam para estender o mesmo tipo de respeito aos outros. É um grande salto, dos seus direitos dentro de casa para os direitos das pessoas no mundo inteiro, mas com a nossa ajuda, eles verão que um mundo com justiça para todos é algo por que podemos trabalhar juntos e que este é um dos mais nobres desafios do homem." (Dorothy Law Nolte e Rachel Harris)
Foto/fonte: Google

Nenhum comentário: