terça-feira, 12 de junho de 2007

Operação pé no chão...









FRAGMENTOS DE NOTÍCIAS

@Brincadeira... tem gente falsificando anilha para pássaros (anéis de identificação). Tadinho dos bichanos... (Fl SP-05/06/07)
@ Descobri o animal que eu quero... lendo uma reportagem na Folha, havia uma foto de um gato cinza lindo, fruto de uma misturadaaaaa de chartreux com persa. Onde vou achar essa raridade???!! (FL 11/05/07)
@ Aquecedores para os animais nos zoológicos em época de frio... eles merecem!! ( FL 03/06/07)
@Essa é boa: Flamingos "gays" realizam sonho de se tornarem pais. Hããã??! "Eles se tornaram pais ao adotar um filhote abandonado na reserva de Slimbridge, na Inglaterra"... sério, eu acredito!!! Já vi algo igual... (FL 21/05/07)
@ Efeito contraceptivo no veneno da viúva-negra do Chile e... sinônimo de virilidade causa verdadeiro furor no mundo dos negócios. Parece-me que ainda está em teste mas a novidade já possui pedido de patente. (O Globo 01/06/07). Isso me lembra aquela música cantada pela Dercy Gonçalves...kakakakaka..."Resposta das Aranhas" - "...Não encontro uma solução/Essas duas cobras estão fazendo confusão/Estão se enrolando até o fim/E a aranha perguntando: o que é que vai sobrar pra mim?"
@ Grã-Bretanha apresenta projeto de casa carbono zero. Painéis solares, aquecedor a biomassa(porque lá, na época do frio, é necessário deixar a casa quentinha) e mecanismos para uso sem desperdício de água, inclusive com a coleta de água da chuva, compõe parte dessa idealização. "Aquecedores a biomassa funcionam com combustíveis orgânicos como bolinhas de madeira e são classificados como "zero" em emissão de gases do efeito estufa porque a quantidade de dióxido de carbono que expelem quando em funcionamento é compensada pela quantidade absorvida quando o cultivo que deu origem ao seu combustível foi desenvolvido.A casa tem ainda um sistema de separação de lixo que permite que material combustível seja queimado para contribuir para o fornecimento de energia doméstica.A quantidade de energia tem um medidor inteligente para que os moradores saibam o quanto estão desperdiçando.O conceito do cidadão "carbono zero" é compensar as emissões decorrentes do seu estilo de vida por meio de ações que retiram gases de efeito estufa da atmosfera." ( site da BBC Brasil 11/06/07)
@ Pesquisa mostra que trangênicos afetam fauna. Essa matéria é antiga mas o assunto continua atual. "As plantas modificadas podem receber um pesticida especial (mais fortes do que o usado em plantações comerciais) e ainda continuar crescendo normalmente enquanto outras pragas no solo foram mortas." (site da BBC Brasil 16/10/03) Imaginem esse efeito no corpo humano... acho bom fazerem de suas casas, seus próprios sítios.
@ Pegando um gancho acima, li uma entrevista no site O Eco com o ator e empresário Marcos Palmeira. A abordagem foi sobre orgânicos e achei muito bacana. Em uma das perguntas, ele disse o seguinte:
"A agricultura tradicional se preocupa com o produto em si. O que importa é aquela alface sair e vender. No orgânico, o que importa é a qualidade do solo. A alface, a cenoura, são conseqüências. A qualidade do solo é que vai te garantir produzir aquele produto durante a vida inteira, se você quiser. Por exemplo, deu muita formiga na fazenda. O convencional manda você meter remédio na formiga. Mas qual o problema da formiga? Ela não pode comer a sua alface, mas ela pode existir na sua fazenda. Você tem que criar uma forma de a repelir da alface e dar condições para que ela sobreviva. Se não você vai passar a vida inteira lutando contra a formiga e botando adubo na terra, porque ela já vai estar totalmente desgastada. Caiu a ficha e eu comecei a me interessar. Fui ler, participar de encontros e de congressos como ouvinte. Começamos a trabalhar com galinha d’angola para controlar as formigas. A gente já tinha um gadinho para controlar os carrapatos. Tiramos todos os remédios, o carrapaticida, o vermífugo. Decidimos trabalhar com ervas, com fitoterapia. Quando vi estava completamente envolvido, descrente de todo o convencional, que passou a ser um papo para boi dormir." (http://www.oeco.com.br/- 11/02/06)
@ E para encerrar, ainda não falei a respeito dos ecossistemas marinhos que também são importantes recursos à vida humana e têm sofrido com a degradação ambiental e a exploração em áreas proibidas. Ainda temos uma biodiversidade invejável e há de se preocupar com medidas eficazes a favor da sustentabilidade a longo prazo.
Já com relação a pesca esportiva, tenho algumas dúvidas... qual é a graça de pescar e soltar? Nada contra os adeptos mas, na minha cabeça, ou você pesca para se alimentar ou comercializar (legalmente) ou deixa o bichinho solto em seu habitat. Muito mais interessante você mergulhar e ver as beldades rebolando com suas nadadeiras em liberdade... Qual é a chance de após a sua captura e devolução o peixe estar vivo? Pode ser que algumas espécies agüentem o tranco mas a maioria, sei não... imagine a cena: o indivíduo pega o peixe, exibe pra galera (enquanto o bichinho se debate) e depois que brincou bastante, solta-o até o peixe recuperar suas forças... mania esquisita mas cada um com a sua. Isso me lembra aquele personagem Calvin. Um fofo porém levado...

Nenhum comentário: