sexta-feira, 13 de julho de 2007

O marco para novas mudanças e reflexões


Hoje começa o PAN e com ele, vem diversas preocupações em remeter uma boa imagem para o mundo. Seremos um palco para todas as nações e a platéia espera por nós. Segurança, beleza e aptidão para sediar futuros eventos estarão em jogo nos próximos dias. A cidade está em festa e vai parar. Estamos em teste e tudo deve correr bem e em conformidade com as exigências estabelecidas. Os holofotes estarão aqui e para muitos, sexta-feira 13 representa um dia de sorte; iremos comprovar isto daqui a algumas horas com a grande festa de abertura dos jogos Pan- americanos.
Projetos cívicos também estão sendo postos em prática e colocando a população mais carente em comunhão com este grande acontecimento. Para uma parcela da população, um exemplo de civilidade e oportunidade. Estamos vivendo alguns dias de PAZ; pelo menos estão trabalhando em prol disso. E como será daqui para frente? E quando terminar essa festa grandiosa? Tudo na vida se faz, se cultiva e se mantém (em boas condições, é evidente). Mesmo com vários erros e acertos, porque ninguém é perfeito, o esforço será para o sucesso a favor do turismo, da segurança e da felicidade de todos os participantes.
Saindo do puritanismo e idealismo perfeito, vale ressaltar que muita gente está confundindo condição com libertinagem. Se os atletas sentem tédio na Vila do Pan que façam passeios produtivos e aproveitem o período de estadia para adquirir novos conhecimentos como a cultura e os pontos turísticos locais. É certo que o Brasil já tem uma imagem de boate tupiniquim mas cadê o sentimento de doação séria e respeito? A Vila é, de fato, uma acomodação ou um Giga motel? O balanço foi alto e a galera só pensa em "furunfar". Querem acabar com a idéia do turismo sexual no Brasil e esta seria a grande oportunidade da revanche. Mas o cenário interno não vem colaborando muito com a melhoria da imagem. Não é uma questão de hipocrisia: cada um que faça a sua escolha e o Rio de Janeiro possui opções para isso. Mas se o exemplo de cidadania e dignidade não se instaura dentro da Vila do Pan, o que será de nós para o resto do mundo? Se o problema é a quantidade não-satisfatória de computadores ou falta do que fazer no espaço, que leiam um livro, que façam novas amizades, treinem.... pode parecer ridículo, mas vejamos um exemplo:
Café-da-manhã
Treino ou leitura
Almoço
Descanso
Treino, leitura, passeios ou compras

E dizem que não tem nada para fazer... é por isso que essa juventude atual não tem mais objetivos de vida, ética e respeito. Diversão, entusiasmo e azarações devem existir mas regras, são regras. Contudo isso não existe mais e é por essa razão que o mundo está totalmente desequilibrado. Se a preocupação foi o embelezamento então por que não se importaram em aproveitar a oportunidade para melhorar a cabeça desses jovens com um calendário atrativo de palestras ou eventos de conscientização ao meio ambiente, educação e saúde para preencher esse ócio esportista?
Enfim, enquanto a boate bomba, o planeta padece e a minoria agradece.
Mali principii malus exitus

Nenhum comentário: