domingo, 15 de julho de 2007

Radiografia do meio ambiente
















Para quem deseja uma fonte de consulta prazerosa e bastante prática, basta ter em mãos o Almanaque Abril atualizado. A editora refina ou introduz acontecimentos e informações pertinentes ao mundo de forma anual. É um verdadeiro dicionário ilustrado!

A ênfase deste dia será a favor do meio ambiente, ou seja, a abordagem de um tema que não foge do blog em se tratar de grande importância e preferência. Trilhas, necessidades vitais, paisagens combinando com animais e natureza em geral.
Tendo foco na temática de hoje, muitas pessoas comentam sobre diversidade, ecossistemas ou qualquer palavra habitual nessa esfera porém não sabem o significado minunciosos desses termos. Foi com esse interesse que busquei algumas explicações no Almanaque.
Vale conferir!

"O meio ambiente é composto de ecossistemas: sistemas dinâmicos formados por relações de interdependência entre as condições físicas (atmosfera, solo e água) e a flora, a fauna e os microorganismos que o habitam. Esses elementos estão articulados em um ciclo vital, a cadeia alimentar, responsável pelo equilíbrio e pela manuntenção do sistema.
Ecossistemas são áreas de qualquer dimensão nas quais convivem componentes bióticos(comunidades vivas) e abióticos (elementos físicos). Como exemplos, podemos citar uma floresta, um rio, um lago ou um jardim. Os ecossistemas misturam-se e interagem. A parte abiótica de um ecossistema é composta do conjunto de nutrientes, água, ar, gases, energia e substâncias orgânicas e inorgânicas do meio ambiente. A porção biótica é formada por três categorias de organismos: as plantas, os animais e os decompositores - microrganismos que decompõem plantas e animais e os transformam em simples componentes reciclados na biosfera.
A biodiversidade é uma característca da natureza responsável pela evolução e pela manutenção da vida em todos os ecossistemas. Nesse sentido, é a base do bem-estar humano.
O Brasil é CAMPEÃO MUNDIAL em biodiversidade: de cada cinco espécies do planeta, uma encontra-se aqui. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos no mundo, se deve, entre outros fatores, à sua extensão territorial e à predominância de climas quentes. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios e o terceiro de aves. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal tendo como exemplo, a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo."

Fonte: Almanaque Abril 2007 - edição 33 - Editora Abril
Fotos: Google

Nenhum comentário: