sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Pequenos "Baden- Powells"




Neste mês comemora-se uma data muito importante pelos seguidores de Robert Baden-Powell, fundador do movimento de escoteiros em todo o mundo. Os 100 anos de escotismo completados no dia 1° de agosto, servem como exemplo de educação complementar e continuidade ao legado de cidadania, ensinamentos de sobrevivência e respeito à natureza.
Engraçado que, antes da mídia divulgar essa celebração, pensei em escrever algo sobre esse pioneirismo seguido por milhares de crianças, jovens e adultos de várias partes do planeta. Considero uma boa oportunidade para as crianças adquirirem autonomia e formação de valores ético - sociais.
A princípio, imagina-se uma espécie de brincadeira porém há todo um projeto de conhecimentos que vai além das atividades, muita aventura e novas amizades. As crianças são ingressadas como lobinhos até atingirem um certo degrau de acordo com a faixa etária ou habilidades.
Dentre as atividades estão: escalada, acampamento, especialidades e aprendizados ao ar livre. Tudo muito regado ao espírito de lealdade, formação moral, obediência (algo que muitos pais "esqueceram" de dar aos seus filhos) e amor pelos animais e plantas. Com toda essa doutrina, as crianças crescem desenvolvendo atitudes dignas de seres humanos e não como futuros rebeldes que vem acontecendo em nossa sociedade.
Para saber mais: www.uerbrj.org.br
BBC Brasil - www.bbc.co.uk
Jornal de bairros O Globo (Barra) com o tema "Cem anos de cidadania"(29/julho/07)
Fotos: Escoteiro em Alerta - www.escoteiro.com.br

Nenhum comentário: