terça-feira, 11 de agosto de 2009

Educação Ambiental de POA para todos


SUGESTÕES SUSTENTÁVEIS

  1. Separar o óleo de fritura utilizado em cozinhas e não jogá-lo na rede de esgoto;
  2. Tente reciclar materias de construção ( sobras de madeira, pisos...);
  3. Leve a sua sacola para o supermercado e utilize menos sacolas plásticas (todo mundo esquece dessa...);
  4. Doe os jornais que você não utiliza mais para uma instituição que precise como materias de artes ou para quem ganhe dinheiro com isso ( produzindo em peças de artesanato, por exemplo);
  5. Ao invés de comprar enfeites de plástico para o natal, utilize pinhas, sementes, galhos secos, folhas secas ou qualquer estrutura de matéria orgânica decomposta no ambiente.
  6. As lâmpadas, pilhas, baterias e termômetros contêm metais perigosos. É importante descartá-los corretamente;
  7. A cada dia que passa uma enorme quantidade de cloro é posta na água... e lá se vão os minerais por água abaixo;
  8. É triste ver uma cachoeira suja, uma praia imunda ou uma lagoa sem peixes. Colabore em não jogar detritos/resíduos nessas águas, mesmo que muitos já façam isso. Guarde o lixo em um saquinho e jogue fora em uma lixeira apropriada. Faça a sua parte.

Essas dicas só são compreendidas a partir do momento em que conhecemos os significados ou efeitos pró e contras de tudo que circula em nossa vida:


LIXO
"O que fazer com um lixo em minha vida..."
Vamos separá-lo corretamente?

  1. Lixo Seco
Vidros, papéis, metais e plásticos como por exemplo: garrafas, copos, revistas, cadernos, latas, tubos de pasta dental, tampas de garrafas, pregos, papel alumínio, embalagens, sobras de tecido, isopor, borrachas...

2. Lixo Orgânico

Sobras de alimentos, papel higiênico, guardanapos, lenços de papel, absorventes, fraldas descartáveis, todos de cigarro e conzas, pó de limpeza caseira, esfregões usados...

3. Lixo Tóxico

Coloque em sacos separados os restos de remédios, tintas, solventes, pilhas, venenos, baterias e outros resíduos perigosos.




ÁGUA

Com a quantidade de rios, lagoas e mares poluídos, precisamos resguardar a pureza de algumas fontes da natureza. Todos estão carecas de saber mas sempre precisamos martelar em função dessa preservação como:
  • Fechar a torneira quando for escovar os dentes;
  • Caso deixe-a pingando, vejam a tragédia: você disperdiça 46 litros de água por dia;
  • Quando lavar a louça, só abra a torneira na hora de enxaguar;
  • Evite banhos demorados e sempre desligue o chuveiro para se ensaboar (essa todo mundo esquece);
  • Evite problemas de encanamento em sua casa. Vazamentos geram muitas perdas para o meio ambiente e para a população também.


ELETRÔNICOS

Um outro folheto adquirido em Porto Alegre alerta para os resíduos eletrônicos que são facilmente tidos no ambiente de trabalho ou nas residências como televisões, computadores e baterias de notebooks.

Muita gente não sabe mas...
  • "O computador contém metais perigosos como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que causam danos ao pulmão, fígado, rins, sistema nervoso e sanguíneo."
  • "O monitor contém metais como mercúrio e cádmio que causam envenenamento, danos aos rins, pulmões, ossos e ao fígado"
  • "O PVC usado nos fios para isolar corrente elétrica se queimado e inalado pode causar problemas respiratórios"
  • "São usados retardantes de chama (BRT) em diversos componentes eletrônicos para prevenir incêndios. Entretanto, eles causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas"
  • "A bateria dos laptops contém cádmio que causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões"
  • " A televisão contém chumbo que causa danos aos sistema nervoso e sanguíneo"
É lógico que temos todos esses aparelhos e por uma questão de necessidade não podemos viver sem eles. Contudo, há um momento em que precisamos nos desfazer de peças eletrônicas antigas ou defeituosas... mas para isso temos que " encaminhar corretamente esses resíduos" pois só para se ter uma idéia, " CD'S e DVD'S demoram 500 anos para se decompor na natureza. Vejam que situação...

Fonte:


DMAE (RS)

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE (RS)

SMAM (RS)


Fotos:

Google

Mercado Livre

Flickr

Um comentário:

RennyBA's Terella disse...

You always make great photos!

Thanks for your visit and nice comment. I tried your BableFish, but could not find English. You may use Google Translator in the side bar on mine.