sábado, 21 de julho de 2007

Ecologia interior: energia canalizada para o bem


O homem não existe fora da natureza" já dizia Nuno Cobra. Uma pessoa simples mas com grande caráter humano e rico em experiências. Em um de seus livros, ele nos leva ao convencimento de que muda-se o status quo na humanidade, destrói-se um pensamento negativo mas não a natureza. Então, faremos uma pausa para reflexão:

" Podemos dizer que o homem destrói seu meio ambiente porque perdeu contato com a natureza interna. Ele derruba árvores, polui o ar, rios e mares porque não percebe esse vínculo fundamental do qual depende, como se não fosse o próprio ar que respira."(...)

"Enquanto não forem criadas pessoas aptas ao autoconhecimento, tudo seguirá como tem sido. Se o próprio homem se agride e se destrói, judia de seu corpo e não se respeita, qual o problema, segundo a sua lógica, de cortar uma árvore? É uma conseqüência, um efeito desse jeito perverso de ser."(...)

"O ser humano é imediatista e, como não gosta de si, odeia tudo que está ao seu redor, menos o dinheiro, que acha ser a única finalidade da vida. Insensível com sua natureza interna e incoerente em suas atitudes, entrega-se ao desequilíbrio. Quem agride a natureza não está em equilíbrio, é um agressor. Por isso defendo a idéia de começarmos a promover uma limpeza interna, praticando uma ecologia interior, cultivando bons pensamentos."(...)

"Essa ecologia interior é fundamental, porque, se você não faz uma reciclagem adequada, se o seu organismo trabalha em débito, se está apenas na sobrevivência, se não está inteiro dentro da vida, se pensa coisas ruins, você tem uma péssima alimentação mental e isso produz uma sujeira incrível. Além do lixo que come, das frituras e gorduras, pior ainda é o lixo com que alimenta sua cabeça, ou seja, o que você pensa. Lembre-se sempre que você é o que você pensa."(...)

"O pensamento é a nascente da nossa natureza humana. Quem polui a cabeça com pensamentos péssimos está quebrando uma cadeia do seu ecossistema, não pode ser mais uma pessoa feliz e saudável. Vai virar um rio Tietê. É chocante dizer, mas quando o ser humano começar a pensar coisas boas e bonitas, começar a se cuidar, tirando o lixo que existe dentro dele, até o rio Tietê real vai ficar limpinho, magnífico, com peixes e tudo. Mas enquanto isso não acontece, como é que o homem vai cuidar do Tietê, se não foi capaz de cuidar de si? O lixo que ele joga no rio é o mesmo lixo que vaza de seu poluído mundo interno. Seus pensamentos negativos produzem um lixo tóxico que, por intermédio dos hormônios, o envenena terrivelmente. É aquele indivíduo que, de repente, sai por aí dando murro e tiro no trânsito, babando de ódio."(...)

" Praticamente 90% da humanidade está descontente com a vida que leva, mas ninguém deseja realmente mexer no seu status quo."

Fragmentos do texto:"Praticando a ecologia interior"(A semente da vitória -Nuno Cobra)
Foto: Google

Nenhum comentário: