quinta-feira, 9 de agosto de 2007

African Adventure & Wildlife


















Para quem gosta de aventuras. adrenalina e animais selvagens, a África é um bom destino. Há vários parques de expedições turísticas com diversas opções tanto no sul quanto no norte do país. Programa ótimo para pessoas com estilo aventureiro, como o meu, e com espírito observador...
Há acomodações para todos os gostos, desde um simples hotel, acampamento e até estadias luxuosas dependendo do bolso de cada um.


Cada nação africana possui uma cultura, moeda e governo. Cada parque com o seu perfil, suas particulares e pacotes turísticos apropriados para as respectivas regiões (respeitando o povo, os animais selvagens e a vegetação).
Interessante como os visitantes se integram neste cenário usando roupas já consideradas como uma espécie de uniforme outdoor e de forma que camufle as pessoas, ao máximo, nas circunstâncias de cada passeio. Contemplando a si e respeitando sobretudo a natureza.



Dentre os principais parques, destacam-se :
1.Quênia

Safári pequeno, acessível e barato. Principais animais para visibilidade são o leão, búfalo, elefante, rinoceronte, leopardo, zebras e girafas. Geralmente algumas espécies em rebanho traduzindo em um espetáculo da natureza. Diversidade de pássaros como flamingos, águias, etc.


Muitos caminhos levando a ecossistemas e paisagens exuberantes. Pé no chão e mente consciente.

2. Tanzânia


Não é economicamente parecido com o Quênia mas possui semelhança em termos de vida selvagem. Parque Nacional do Serengeti, Parque Ngorongoro (localizado na cratera de um vulcão extinto) e Parque Nacional Gombe Stream (onde há possibilidade de interagir com chimpanzés).
Outras atrações como: Reserva de caça de Selous com aproximadamente 60 mamíferos diferentes e 400 espécies de aves. Um ecossistema muito variado e riqueza imensa de hipopótamos, crocodilos enormes, elefantes e búfalos.
Parque Nacional do Monte Kilimanjaro e o Parque Nacional de Arusha também fazem parte do circuito ecológico. Arusha é a capital do safari da Tanzânia e apesar de ser um dos menores parques da Tanzânia, é considerado um dos mais bonitos. Também um dos poucos que se pode caminhar, acompanhado de um especialista/funcionário.



3. África do Sul


Histórias de conservação e antepassados constituem um marco nessa região. Tradições e cultura intercalam com paisagens protegidas e cercadas. O Parque Nacional Kruger tem o tamanho do Estado de Israel e atrai muitos visitantes com grupos de excursões em carros particulares oferecendo a visão dos famosos "Big Five": elefantes, leopardos, rinocerontes, leões e búfalos. Fazem parte também os predadores (além dos carnívoros, as hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros) e 900 espécies de pássaros colorindo toda a região.
Há a opção de sobrevoar o parque em um balão para conferir a autêntica fauna e todas as belezas naturais.
O trekking e montanhismo são esportes procurados e praticados na região.

4. Suazilândia
Importante localidade por proteger rinocerontes brancos e pretos presentes na Reserva de Caça Mkhaya.



5. Botsuana (Botswana)


O místico Deserto Kalahari detém originalidade e é um local impressionante onde sustenta povos indígenas que demonstram um exemplo de sobrevivência em um ambiente áspero e diferente.
Outros passeios caracterizam o território como o Parque Nacional Chobe, reconhecido pelos seus babuínos e elefantes de Chobe (possuem o maior corpo de todos os elefantes existentes) e Parque Nacional de Gemsbok que faz fronteira com o Parque Nacional de Kalahari Gembosk na África do Sul e é conhecido pelas vastas manadas de Gemsbok (um antílope com pontudos e delgados chifres).
Ao noroeste de Botswana está situado o Delta do Okavango com abundantes lagoas cristalinas, ilhas e canais harmonizando-se com diversos animais selvagens. Exuberante fauna e flora.
A Reserva de Vida Animal Moremi é uma das mais bonitas do continente africano. Contém uma variedade muito grande de animais como girafas, hienas marrons, javalis africanos, cães selvagens, guepardos, leopardos e leões. Deve ser bastante agradável acompanhar de perto toda essa fauna em seus melhores momentos.

As girafas atingem normalmente 5,5 de altura, são nativas da África e costumam viver em bandos.
"Tem alguém aí ????" - questiona a girafa solitária

6. Zimbabue


Facilidade e preços mais atrativos que os parques de Botswana e Zâmbia, fazem visitantes optarem por este país. Famoso pelas Cataratas Victória com 108 metros de altura é um ponto turístico que separa o Zimbabue da Zâmbia, sendo a maior parte do lado zimbabuano e maior queda d'água da África. Há dois parques: Parque Nacional Matopos e o Parque Nacional Hwange. O primeiro segue com paisagens belíssimas e rico em vida selvagem enquanto o segundo, possui mais de 100 diferentes espécies de animais e 400 espécies de pássaros.



7. Zâmbia


Situada no noroeste do país, Livingstone fica próxima à fronteira com Zimbabue, Namíbia e Botswana. Local bom para esportes de aventura e ecoturismo.
Zâmbia abriga o melhor rio do mundo para rafting, o rio Zambezi e o mais alto bungee jumping, uma ponte de 110 metros de altura. Adrenalina pura!
As atividades de esportes radicais predominantes nessa região, além do rafting e bungee jumping, são: canoagem, moutain bike, trekking, escalada em rocha, tirolesa e rapel. Sem falar em outros passeios praticados nos Parques South Luangwa, Parque Nacional Kafue e Parque Nacional Lower Zambezi.


8. Uganda


Terra dos gorilas. Habitantes do Parque Nacional de Bwindi e das montanhas de Virunga são animais vegetarianos, fortes e gigantescos. Há outras espécies de chimpanzés, macacos dourados e outros primatas presentes no Parque Nacional Mgahinga.
Dentre alguns outros parques:
- Parque Nacional de Quedas Murchison (leões, búfalos, elefantes e kob da Uganga);
- Parque Nacional Kibale (com mais de 1000 chimpanzés);
- Parque Nacional do Lago Mburo abrange uma grande savana e rica quantidade de espécies de pássaros. A Floresta Acacia cerca um lago onde há populações de zebras, búfalos e outros animais.



9. Namíbia


Sofisticados acampamentos e hospedagens (lodges) se dividem em áreas desérticas e selvagens como o Ongava Lodge no Parque Nacional de Etosha. Clima rústico e espírito de aventura são responsáveis pelo turismo. Verdadeiro circuito 4x4!
Animais como impalas, zebras, elefantes e outros integrantes da fauna se concentram em raras fontes de água. Para quem tem estilo "Indiana Jones" vale conferir:
www.wilderness-safaris.com. As fotos do site demonstram as peculiaridades do local. SHOW!

Um comentário:

Anônimo disse...

Estaba buscando un viaje de aventura en la zona de Senegal, y el viaje que más me convenció fue este:
http://viajes-senegal.pasaporte3.com