segunda-feira, 27 de agosto de 2007

ECO LIVING: Cultive um pedaço da natureza em casa


É muito importante ter a natureza por perto, mesmo que seja representada apenas em um vaso de planta. Costumamos comprar aleatoriamente plantas ou mudas que deêm flores e, em alguns casos, elas adquirem certos tipos de pragas ou doenças, não se adaptam ao clima e dentre outros motivos, acabam morrendo; não por falta de cuidados! Geralmente por não sabermos determinadas técnicas básicas que nos fazem cuidar dessas plantas de forma correta.

Ao começar por um belo regador... um grande ou pequeno dependendo da extenção do jardim, vasos de plantas, pequenas jardineiras e por aí vai! Achei um bastante ecológico: evita o desperdício de água e é composto de uma garrafa PET (foto pertencente ao site: designboom.com).

Plantas em casa transmitem paz....



As regas são periódicas mas cada espécie requer uma forma distinta. Às vezes, uma plantinha acaba morrendo pelo excesso e é muito importante consultarmos sites, revistas ou até mesmo pessoas especializadas. Chácaras, garden centers e empresas de paisagismo ou jardinagem são boas opções.

" Raízes encharcadas hoje tornam-se podres amanhã. É preciso estar atento para isso."
Existem plantas que não precisam ser regadas todos os dias e, dependendo da quantidade, se faz necessário molhar pouco ou o suficiente (de acordo com o tamanho). Jamais excessos!

Um passo para o cultivo de plantas em vasos, jardineiras e canteiros é o adubo. É necessário calcular a quantidade certa para não prejudicar o desenvolvimento e saúde das folhas, caule e outras partes da planta. Na medida certa, algumas espécies tornam-se preparadas para dar flores na primavera e no verão.
Terra fofa e drenagem correta, como colocar pedrinhas ou cascalhos no fundo do vaso contribuem para o crescimento saudável da planta.

"Falta ou excesso de água dificulta a absorção de nutrientes"


"O espaço entre as plantas e a qualidade do solo são fatores essenciais para o bom desenvolvimento das raízes"(coocerqui.com.br)

Em um mesmo canteiro é preciso dar o espaço de, no mínimo, um palmo entre as plantas para elas crescerem harmoniosamente e com estímulo saudável.
Sempre coloquei umas plantinhas chamadas Kalanchoe, vendidas em supermercados, em canteiros improvisados e apertados. Entretanto, isso não é correto pois há uma sedução errônea de que jardim bonito é aquele com mudas plantadas lado a lado e beeeem juntinhas. Aprendi e não caio mais nessa!


Todo jardim inspira enfeites que contribuam com a paisagem ou o cenário que habita em nossas casas ou apartamentos. Existem muitos tipos que fazem parte dessa decoração como, por exemplo, as casinhas para passarinhos. O ideal é a espontaneidade dos pássaros em entrar ou sair delas; no caso de outra finalidade (prender ou outra coisa parecida) não tem a menor graça!


Mas a graça está na criatividade dos artistas que fazem deste atrativo, um belo recanto para esses pequeninos diversificarem seus trajetos. Lanchonete para pássaros? Só na imaginação! O buraquinho redondo se localiza na porta e a festa, lá dentro, é por conta deles!

Passarinhos descolados também merecem atenção....rss.... vejam esta invenção! "Surfbirds" na área!!

Esse é um modelo tradicional mas para os animais tudo é diversão, desde que o Ser Humano colabore com a natureza.


Essas latinhas decoradas são muito bonitinhas.... iluminadas e delicadas ao ambiente. São do site terraviva.com

Mais um objeto bem integrado ao jardim!

O post termina por aqui...
Um breve estímulo de amor à natureza.
Plant a tree. Plant flowers. Plant a hope in the world.

Fotos: Google
Fontes: casadacris.uol.com.br
vivaterra.com
green-house-plan.com

Nenhum comentário: