quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Florestas em perigo

INCÊNDIO FLORESTAL NO PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA



De acordo com o site do O Globo, bombeiros trabalharam durante toda a noite no combate ao fogo em uma grande parte da mata pertencente ao Parque Nacional de Itatiaia (PNI). Pela foto, a destruição atingiu regiões de difícil acesso...
INCÊNDIO FLORESTAL NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ (MG)






Também foi divulgado, nos principais jornais de hoje, a notícia sobre um incêndio devastador no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Segundo o site da Folha, bombeiros, funcionários do IBAMA , equipes do IEF (Instituto Estadual de Florestas) trabalharam arduamente para conter o fogo. Cerca de dois mil hectares da área preservada ficou destruída. E agora?
Vivemos em um momento de preservação constante. O reflorestamento já se faz como uma atitude que tem pressa. Fatalidade ou atitude premeditada? Plantas e diversos animais acabam não sobrevivendo ao desastre ecológico. Imagine o sofrimento desses animais que não puderam fugir....



DESMATAMENTOS RECORRENTES NA AMAZÔNIA




O outro assunto abordado na Folha é o fato de supostos projetos camuflados em sustentabilidade na Amazônia. Ninguém agüenta mais tanta hipocrisia e falsos argumentos por parte de alguns espertalhões. "A Amazônia há muito tempo está sob ameaça de grandes empresas; as madeireiras devastam a floresta densa antes que os fazendeiros se instalem nas terras para criar gado, criar imensas plantações de soja e exaurir o solo." - ( Folha 21/08/2007)
O cenário vai e volta... e cada vez mais a floresta tropical amazônica apresenta focos de clareiras, assentamentos e desmatamentos irregulares. Entretanto, há casos de pessoas que lutam defendendo o território e acabam morrendo injustamente.
Seres Humanos insensíveis estão exterminando os recursos naturais que sustentam uma boa parte da vida do planeta. Será que esse povo traiçoeiro não se preocupa PELO MENOS com seus futuros filhos, netos e as próximas gerações?!



Fotos: Google
PNI - Site do IBAMA
Fontes: O Globo, Folha Online

Nenhum comentário: