segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mundo "pingüinês"


Separei um "arquivo do baú" para fazer alguns comentários associados ao filme infantil Happy Feet. Trata-se de um dos fascículos da Enciclopédia Conhecer da Abril Cultural, muito utilizada na época da minha pré-adolescência.
Quanto ao filme, vale a pena assistir mesmo que seja destinado ao público infantil... há muitas abordagens e uma das questões é a pesca predatória. O momento em que o pingüim é capturado e nisso, descobrem o motivo pelo qual esse animal "viajou" mares e mares em busca de ("uma explicação") comida. Divertido e ao mesmo tempo comovente; quem possui um mínimo de sensibilidade do ponto de vista ecológico, sabe do que estou falando.
Você sabia?
" Assim que o pingüinzinho sai do ovo.... passa a comer alimentos que os pais já digeriram parcialmente e fica protegido, sob a custódia de um ou outro, contra aves predadoras. Com o tempo de crescimento, a penugem é substituída por penas, sinal de que é tempo de aprender a nadar.(...)
Os pingüins flutuam facilmente na água, graças à grande quantidade de gordura que possuem no corpo e nadam com rapidez, usando apenas as nadadeiras e servindo as patas como leme. Quando tem pressa, alternam a natação com grandes saltos sobre a água.(...)
Os maiores pingüins são o Imperador (Aptenodytes forsteri) e o rei (Aptenodytes patagonica). O primeiro chega a medir 1,20 m de altura e ambos adotam uma curiosa forma de reprodução: o ovo é incubado aos pés do pingüim, coberto por uma dobra de pele entre as pernas. Como a maioria das espécies de pingüim, os pingüins -reis reproduzem-se no verão polar (de outubro a março)*. Entretanto, os pingüins - imperadores depositam seus ovos nos meses mais frios (julho e setembro), sob tormentas de neve, ventos gelados e temperatura de 50 ou 60 graus abaixo de zero. Mas os imperadores não se abalam: continuam sua vida tranqüila, pescando e fazendo ninhos."(...)
" O Pingüim de Magalhães vive no sul da América do Sul. Não é um animal polar, portanto não vive no gelo. Quando encontrar um pingüim dessa espécie, jamais poderá colocá-lo no gelo pois ele está adaptado a temperaturas entre 7° a 30° C. É importante hidratá-lo com soro caseiro e procurar autoridades competentes. Enquanto a ajuda profissional não vem, uma forma de acalmá-lo é dando-lhe carinho debaixo do bico, na região do pescoço e da nuca como se estivesse coçando essa região. Enfim, a natureza é fofa e sábia."(...)
Bom, para encerrar a história desses navegantes, vou contar um detalhe... possuo um pingüim em formato de cofre de uma cervejaria em Ribeirão Preto, São Paulo. Ele é de porcelana e bem gordinho com uma gravatinha vermelha e de suspensório. Bem engraçadinho. Pena que não tenha essa casa aqui no Rio de Janeiro... além de entretenimento, possui uma lojinha com artigos da marca Pingüim.Imagens e informações disponíveis no site da choperia: http://www.pinguimochopp.com.br/



Fotos: Google
Fonte: www.usp.br
Trechos da extinta Enciclopédia Conhecer da Abril Cultural

Nenhum comentário: