sábado, 18 de agosto de 2007

Pré-requisitos para ter um integrante CANINO


Lendo um post do blog "Eu, Bicho" no site do Jornal do Brasil (jblog.com.br/eubicho.php), achei interessante divulgar umas questões lá encontradas sobre reflexões na hora de adquirir um cãozinho. Muita gente age com impulso na hora da compra ou adoção deixando a responsabilidade, posteriormente, para terceiros. Na pior das hipóteses, após um certo período, em situação total de abandono.
Em se tratando de um ser vivo devemos respeitar suas necessidades e adaptar-se a realidade do novo integrante da família. Porém, é importante que se faça um auto-questionamento para detectar o espírito de tutela levando em consideração cuidados, lealdade e aspectos financeiros na hora de tomar a decisão. Em relação à parte financeira, refiro-me aos alimentos, medicamentos, artigos para cães entre outras coisas. É preciso ter uma visão afetiva e racional.
Quando eu era pequena, cansei de ver cachorros mortos em estradas. Ficava triste, questionava seus donos, quem os atropelou, tipo de vida, destino e me perguntava: " será que eles estavam com fome?", " será que eles estavam procurando por um dono", " será que eles estavam perdidos?", "será que tinha família?", "será, será, será...."
Uma cartilha mental vai bem, muito obrigada! Portanto, seguem algumas regrinhas extraídas do blog do JB:
1- Eu me comprometo a passear com meu cão pelo menos uma hora e meia todos os dias? (Ou somente o deixarei no quintal e concluirei que ele já fez "bastante exercício"?);
2- Estou disposto a aprender como ser um líder de matilha calmo e assertivo com o meu cão? (Ou permitirei que ele faça o que quiser, porque isso é mais fácil?);
3- Estabelecerei regras, limites e restrições claros na minha casa? (Ou permitirei que o cão faça o que quiser, quando quiser?);
4- Vou me comprometer a servir água e alimento a ele? (Ou vou alimentá-lo apenas quando me lembrar?);
5- Darei carinho apenas em momentos adequados e quando meu cão estiver calmo e submisso? (Ou o abraçarei e beijarei quando ele estiver temeroso, agressivo, ou sempre que eu quiser?);
6- Levarei meu cachorro ao veterinário regularmente, sempre que seja necessário lavá-lo, medicá-lo ou vaciná-lo? (Ou só o levarei ao veterinário quando ele estiver doente ou ferido?);
7- Vou providenciar para que o meu cão seja socializado e treinado adequadamente, de modo a não representar um risco a outros animais e seres humanos? (Ou vou torcer para que nada de ruim aconteça e mandar as pessoas saírem de perto?);
8- Limparei a sujeira que o meu cachorro fizer sempre que eu passear com ele? (Ou vou pensar que o cocô dele não é problema meu?);
9- Estou disposto a aprender sobre psicologia canina de modo geral e sobre as necessidades específicas da raça do meu cão? (Ou vou tratá-lo como achar que devo?);
10- Comprometo-me a separar uma quantidade de dinheiro caso tenha que chamar um profissional para tratar um problema de comportamento do meu cão ou precise levá-lo ao veterinário com urgência? (Ou ele só vai ter o que eu puder dar no momento?)
Foto: Google
Parte do texto - "regrinhas" - JBLOG Eu, Bicho ("O encantador de cães", best-seller nos Estados Unidos e que acaba de ser lançado no Brasil)

Nenhum comentário: