segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A moda das roupas sustentáveis



Das garrafas PET...

... aparecem novas idéias!!





Dos bambus...


... surgem novas esperanças!!


As novas matérias - primas para confecção de blusas e camisetas estão seguindo a tendência da nova era ambiental. Fibras de bambu e PET reciclado estão fazendo sucesso neste mundo têxtil. Quando li pela primeira vez não consegui deduzir o processo na produção de vestuários femininos e masculinos. Fiquei imaginando como seria compor uma blusa através de uma garrafa PET, um elemento sólido que não possui a mesma textura de um fio de algodão. A primeira idéia que nos vem à cabeça é o formato da garrafa com a maciez do algodão. Entretanto, existe todo um sistema especial capaz de transformar essas garrafas de plástico em modelos de roupas ecológicas. Foi com este estudo que surgiu o Projeto Alya ECO unindo inovação tecnológica, responsabilidade social e transformando-se numa marca importante que vem desenvolvendo um trabalho desde 1996, segundo um artigo no site Recicláveis = reciclaveis.com.br/noticias/00107/010705jeans.htm.
Quanto ao bambu, também recebi a notícia com o mesmo aspecto de curiosidade. É uma planta que possui seus próprios componentes bactericidas e ainda oferece proteção contra os raios UV como apresentada em algumas roupas. Se por um lado esta planta está conquistando fabricantes de roupas, por outro o bambu apresenta alguns motivos cuidadosos conforme notícia publicada no site Terra (ciência): "... enquanto a demanda mundial aumenta cada vez mais, a oferta de bambu escasseia. Planta que em geral floresce apenas uma vez a cada 60 ou 120 anos e depois morre, sua propagação por meio de sementes é difícil. E cultivar bambu por enxertos de plantas existentes é notoriamente complicado."
É preciso cuidar do planeta e se preocupar cada vez mais com os recursos utilizados não só em peças de vestuário mas como em combustíveis, casas e outros objetivos afins. Acima desta preocupação também está a COERÊNCIA. Cito muitos exemplos dignos embora noutro dia ao ver embalagens chamativas de determinados produtos chamados ecológicos, refleti: será que vai haver um abuso nessa questão sustentável? Daqui a um futuro próximo tudo se tornará verde, reciclado e em nome da natureza mas será que tudo o que veremos terá um cunho ecologicamente correto? Eis a questão!!



Fotos: malha ecológica - casaco da Speedo com fibra de bambu

malha ecológica - camiseta Mizuno com fibra de garrafa PET
Demais fotos: Google, www.dreamstime.com

Um comentário:

Anônimo disse...

é interessante ficar a tento, já tem algumas marcas fazendo moda com tecidos 100% algodão orgânico, algodão reciclado (sobras) e fibras naturais. Visita www.raizdaterra.com (sem br) e www.irmasgreen.com.br, vale conhecer!