sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Rumos com afeto




O programa sobre o destino de animais apreendidos, abandonados ou de circo do Globo Repórter, desta sexta-feira, foi surpreendente. É segunda vez que escrevo e em seguida um programa é divulgado ou uma matéria é difundida sobre temas semelhantes. O último post não foi escrito a respeito de maus-tratos de animais mas referente a vida deles em nosso planeta. Sobre carinho, consideração e alguns pensamentos pertinentes aos animais domésticos e selvagens.
A Globo mostrou uma parcela da realidade que essas criaturas indefesas são obrigadas a se submeterem por falta de opção. Isso dói o coração. Doeu e muito, assistir aos bichinhos com seqüelas e alguns ainda com olhinhos tristes, resultado de sofrimentos abafados durante dias, meses e... anos.
Como nem tudo nessa vida é desamor, ainda existem pessoas que respeitam esses seres com sentimentos honestos e como eles merecem ser tratados... fazendo-os receber de volta o aconchego ou contato pela primeira vez com um mundo humano e diferente de tudo o que já passaram naquela vida danosa.
O blog está fazendo uma apuração sobre essas pessoas do bem e um desprezo para os indivíduos sem alma. Tenho nojo de rinhas, circos que se "beneficiam" de animais, venda ilegal de animais, bichanos enjaulados e engaiolados criminosamente. Não sou de polemizar mas convenhamos.... quem assistiu ao programa sabe do que estou falando! Fora o que vemos diariamente.... animais abandonados, maltratados, atropelados... ados...ados...
Poxa gente.... não tem explicação para tal atitude. Lembrei de algo que li em site e comentado também na reportagem: antes de adquirirem (comprado ou dado) façam uma auto-reflexão sobre a real necessidade de se ter um animal de estimação. E esses circos sem coração? Qual é a graça de usarem e abusarem de um animal, descartando-os como se fossem meros sapatos velhos ou alimentos estragados? Minha filha nunca conheceu um circo que trabalhasse com animais. Sempre detestei. E essas feiras que vendem animais ilegalmente? Quando pequenina, cheguei a ir uma vez para nunca mais. Não é à toa que o meu mau-humor fez meus familiares irem embora rapidamente. É única lembrança que possuo desta fase 4-5 anos (talvez menos). Foram poucos passos e algo ruim me cercava. Muito criança, não pude identificar. Chorei compulsivamente e a imaturidade não me fez compreender tal pavor. Hoje em dia entendo que foi decorrente de uma reação repugnante aos vendedores ignorantes e sem sentimentos. Enxerguei aqueles animais tristes acorrentados com ou sem gaiolas e muita gente passeando no local. Senti-me uma estranha mas aliviada ao chegar em casa por não ter obtido um animalzinho naquelas condições proibidas... um papagaio com uma corrente na perninha (não sei se eram as duas ou em apenas uma). Ninguém entendeu a minha reação. Várias crianças implorando, adorando e compartilhando alegrias ao verem diversos bichos em plena feira "livre". É por isso que me senti muito esquisita... acuada... todos os pequenos admirando e querendo levar para casa e eu...só chorava dizendo não! Um não sofrido e morrendo de pena daqueles animais.... peito apertado mas sem saber explicar.... desejando soltá-los daqueles humanos desalmados e permitir aos animais a liberdade para seus ninhos, florestas e rios. De volta pra casa...
Portanto, respeitar os animais é uma das missões que Deus deixou em nossas vidas. E quem ignora uma Lei Divina... recebe as punições na Terra.


"É só o amor...
é só o amor...
que conhece o que é verdade
O amor é bom...
não quer o mal...
não sente inveja ou se envaidece"
Monte Castelo (Legião Urbana)


************


"Mudaram as estações...
E nada mudou...
Mas eu sei...
Que alguma coisa aconteceu...
Está tudo assim tão diferente..."
Por Enquanto (Legião Urbana)

Fotos: posterlovers.com
Google

Nenhum comentário: