sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Conversando sobre a Serrinha do Alambari

Mil perdões mas não será praia desta vez!
Hoje, em especial a um bate-papo com uma desconhecida sobre a Serrinha (Resende), relembrei das duas vezes em que estive passeando por lá. Um lugar de muito verde e, logo de cara, um grande rio de águas limpas dando boas-vindas na entrada.
Quem vai à Penedo, não pode deixar de ir à Serrinha! É perto e em apenas um dia, dá para ver alguns destaques desse pedaço verde localizado numa área de proteção ambiental (APA), na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia.
O que seria de mim sem essas trilhas? Na próxima viagem, pretendo conhecer alguns caminhos...

Não conheci nenhuma cachoeira nas duas vezes em que estive por lá; não por falta de curiosidade! Infelizmente por falta de informações. Uma pena por não ter conseguido acesso à elas... Hoje em dia com muitos relatos na internet e propagandas de empresas de turismo conseguimos obter mais esclarecimentos. Inclusive, já deve ter mapinhas ou folhetos contendo guias para os turistas; afinal, já tem muito tempo que fiz essas minhas viagens...
A foto acima é de um trecho do Rio Santo Antônio com sua coloração em tom verde turqueza. Outras fotos estão disponíveis na riosulnet. Opção refrescante para este verão!

Além da paisagem vista pelo caminho e do Centro de Eco-Desenvolvimento (estudos sobre projetos a favor da fauna e flora da Mata Atlântica), um dos lugares que visitei foi um pesque e pague na piscicultura trutas da serrinha. Ao chegar, você se depara com uma casa estilo colonial sem imaginar que atrás dela há todo um processo de criação e desova das trutas, peixes da mesma família do salmão. Um ponto turístico muito conhecido na Serrinha e em Penedo.
Há diversos tanques com águas transparentes e cada peixão lindo! Difícil é pescá-los quando não se tem experiência. Há um tanque específico para esta prática onde você pesca e em seguida um funcionário pesa perguntando se o seu desejo é comê-lo ali mesmo ou levá-lo para casa. Trouxe um médio para casa e na época não sabia nem fritar um ovo... imagine arriscar no preparo dessa preciosidade que é a truta! Só me lembro do peixe incluído na minha refeição após a long, long time... do jeito que foi, foi! Rssss.

Se um funcionário de uma lojinha em Penedo não me falasse sobre esse ponto turístico, eu não teria descoberto. É a Pedra Sonora e ela fica escondidinha em um caminho curto da mata, próxima a estrada principal da Serrinha. Da primeira vez, um conterrâneo explicou da maneira dele e voltei para o Rio sem entender o porquê de tanta importância depositada naquela pedra. Já da segunda vez, mais madura "das idéias", voltei por iniciativa própria com sentimento e o significado da Pedra Sonora. Basta apenas tocá-la com jeito para um som ser emitido e, por trás desse ritual, há uma lenda muito especial. Entretanto, a melhor definição está nas palavras do jornalista André Aquino no diario do Vale:


"Segunda a lenda da Pedra Sonora, quem bater na pedra e ouvir seu ronco, fica livre de morrer de desastre, de tiro ou facada. De origem indígena, segundo o historiador Claudionor Rosa, a lenda conta que há muitos anos, naquele local, aconteceu um milagre: os índios Coroados (Minas Gerais) disputavam com os índios locais, os Puris, a posse das terras. Um dia, o chefe dos índios Puris estava fazendo o reconhecimento do local, quando recebeu uma flechada no pescoço. “Ele estava impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto à pedra, deixando seu machado cair sobre ela. A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado”. Curiosos com o ruído que ouviram, outros índios da tribo Puris não demoraram a chegar ao local, a tempo de salvar o chefe. Desde então, nenhum índio saía para caçar, pescar ou guerrear, sem antes passar pela pedra, bater e pedir proteção contra um possível desastre. Esta lenda foi colhida há mais de 30 anos, na Serrinha do Alambari.
'Esta é um das poucas lendas que virou folclore tipicamente de Resende. As demais são lendas nacionais. Isso mostra a importância da Pedra Sonora ao município', disse o historiador, que afirmou ainda que há outras lendas que envolvem a pedra, mas não tão conhecidas quanto a dos índios Puris."



Fotos:
diario
serrinha

Leitura:
projetomonitor
trutasdaserrinha

Nenhum comentário: