quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Paternalismo Assimétrico

Este blog não trata apenas de questões ambientais, trekking, turismo e animais. Também gosto de abordar sobre as nossas condições físicas e psíquicas; acredito que sem este conjunto em harmonia não podemos viver bem e apreciar tudo de maravilhoso que a vida nos proporciona.
Portanto, dando um giro em lugares distantes e outros por perto, achei algumas reportagens sobre saúde no site cartacapital bem realistas e sem muito blá blá blá.


Numa delas achei um termo diferente chamado "paternalismo assimétrico", ou seja, o estudo e suas aplicações referentes ao comportamento das pessoas na questão da saúde: se elas acertam em outros campos por que não possuem o mesmo êxito ao cuidar do próprio corpo e da mente?!
Interpretei esse paternalismo baseado na idéia da sociedade dar um "empurrão positivo" nas escolhas corretas do cidadão. Se quero emagrecer, ter um corpo saudável ou apenas evitar o stress, devo aplicar as regras dos especialistas, certo? Ou até mesmo aquelas que todos nós já estamos "carecas" de saber como " não abuse do açucar", "não tome refrigerantes", " não beba água durante as refeições" e por aí vai... utilizamos essas restrições por algum tempo mas lá na frente começamos a errar novamente...
Por que costumamos sabotar nossos sentimentos e a nossa saúde? Falar é fácil; difícil é pôr em prática! Haja serenidade! Chegamos estressados em casa, dominados com o sentimento de preocupação e atacamos a geladeira... aliás, a comida é alvo de ataque durante 24 horas. Seja com uma barrinha de fibras (com o nervosismo acaba sendo barrinha o dia inteiro), muito café em algumas situações, fumar bastante (detesto cigarro mas tem gente que ama), ter ao nosso alcance porcarias engordativas ou manter a boca ocupada com muitas balinhas diet (se abusar, acaba perdendo sua finalidade). Também depois do trabalho ou na hora do almoço é quase impossível entrar em uma loja de departamento e não comprar um bombom ou um biscoito. Comemos com os olhos!
Para seguir um padrão totalmente saudável, sei que é complicado com tantas ofertas químicas pela frente! Ainda bem que alguns lugares já oferecem opções "anti- futuras- banhas" como uma saladinha ou uma água-de côco acompanhando um sanduíche light. E conforme uma amiga médica me disse, há pouco tempo, "muitas pessoas sentem falta dos venenos!!" São eles: corantes químicos, as gorduras saturadas, os glutamatos da vida... tento tirar daqui mas sempre tem alguma coisinha embutida ali... é uma guerra diária alimentar!
Muitas empresas já se preocupam com a saúde de seus funcionários oferecendo-lhes academia, check-ups, técnicas de relaxamento, opções orgânicas e integrais em seus restaurantes internos e muitas outras coisas. Então o paternalismo assimétrico seria isso... auxiliar as pessoas numa escolha mais saudável para evitar futuras doenças.
Fotos: Google
Leitura: cartacapital

Nenhum comentário: