quarta-feira, 18 de junho de 2008

Orgânicos com orgulho. Agrotóxicos dando barulho!

Hoje resolvi fazer uma coletânea de textos, resultado de algumas leituras em uma biblioteca e duas livrarias. Basta ter um punhado de livros e revistas que já estou enfiada no local para somatizar os meus conhecimentos. É lógico que não sou nenhuma especialista mas gosto de compartilhar informações importantes no blog.
Não vejo mal algum em repassar coisas interessantes, desde que a fonte permita a reprodução. Portanto, adoro dividir informações preciosas aos meus amigoooooooooos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



O motivo desse post é a alimentação, algo essencial à nossa vida embora ultimamente tem
contribuído (infelizmente) para uma demanda de doenças do terceiro milênio. Não adianta querer ficar gostosa ou gostoso, correr para uma lipo, dietas mirabolantes ou remédios milagrosos. Reeducar.
Todo mundo sabe que além de fecharmos a boca para certos exageros, é necessário nos alertarmos quanto ao tipo de alimento que iremos consumir (condições e características).


Estou falando dos alimentos orgânicos e dos alimentos no estado, digamos, um pouco ou bastante alterados. Quimicamente, alertando-os!
Sei que, às vezes, é inevitável comprarmos produtos com agrotóxicos, enlatados ou com conservantes mas lembrar nunca é demais. E escolhendo o melhor, a nossa saúde agradece... mesmo que o bolso padeça.



Circulando...vou atrás de algo que seduza os meus olhos. Pela capa da revista, já sei que vem chumbo grosso! Corro para folhear e assim vou saboreando a leitura para descobrir cada vez mais (e se vai convencer a minha cabecita).
Uma revista chamada "A Lavoura" (abril/2008) chamou a minha atenção e nela estava escrito um trecho numa matéria bem familiar: " A preocupação pela qualidade de vida e por uma alimentação saudável e equilibrada aqueceu a procura por frutas, legumes e verduras oriundas de uma agricultura livre de qualquer tipo de agrotóxicos ou fertilizantes. (...)
O mesmo estudo também aponta para benefícios no tratamento de doenças como na prevenção do câncer, já que os alimentos orgânicos também têm como característica serem muito mais anti-oxidantes que os convencionais. Uma sopa feita com vegetais orgânicos, por exemplo, contém seis vezes mais ácido salicílico (componente produzido naturalmente pelas plantas como protetor contra estresse e doenças) do que as sopas de vegetais não-orgânicos."



Um outro fragmento dessa matéria diz que " A crescente urbanização da sociedade torna cada dia maior a distância entre os agricultores e os consumidores. É preciso conservar os produtos por mais tempo. Os tempos de transportes são mais longos. Processos tecnológicos são necessários para aumentar a durabilidade dos produtos ou para garantir a oferta ao longo de todo o ano. A vida moderna trouxe novas necessidades. As pessoas freqüentemente fazem suas refeições fora de casa.(...) Alimentos que são preparados ou prontos para consumo ganharam as prateleiras dos supermercados."






" Os agrotóxicos... mesmo aqueles que são considerados seguros para o uso em produtos agrícolas (alimentar) podem deixar resíduos que dependendo da concentração, podem representar perigo para a saúde do consumidor, a curto - ou mais freqüentemente- a longo prazo."
Vejam a lista...
"Inseticidas, acaricidas e nematicidas; herbicidas; fungicidas e bactericidas; carrapaticidas; conservantes; fumigantes (usados no armazenamento de alimentos visando a redução de pragas que possam atacar grãos armazenados), raticidas, etc."






Sabe aquele mofo... aquela coisinha verde quando dá em frutos, alimentos passando da validade ou do seu tempo de consumo? São as micotoxinas. " Toxinas produzidas por fungos ou bolores nos alimentos. Pelas suas características químicas e pelo seu comportamento no alimento e modo de ação, as micotoxinas são consideradas perigos químicos. São mutagênicas e provocam imunodepressão e doenças que afetam os rins e o fígado." Portanto, vale a pena comer tudo fresquinhooooooooo!





"... nos próximos 50 anos, a população mundial deve chegar a nove bilhões de pessoas. o que significará ainda maior demanda por comida." (JB Ecológico - maio/2008)
" Tomate, alface e morango são campeões em pesticidas" (Revista Boa Forma - Junho/2008)
E aí? Qual será o futuro dos nossos alimentos?



Fotos:
Fonte:

Nenhum comentário: