sexta-feira, 21 de março de 2008

Na trilha do açúcar: eis um doce veneno

Páscoa se aproximando e com ela, muitos chocolates, coberturas e recheios... envolvidos pelo açúcar!
Não escrevo faz um tempão mas por falta de assunto mesmo... e minha dúvida era escrever sobre algum lugar ou um tema importante referente à nossa saúde. Portanto, li uma matéria sobre açúcar que me deixou bastante impressionada, fazendo-me parar de consumir doces de forma radical por algumas semanas. Imaginei que fosse definitivo mas infelizmente comemos com os olhos e enganamos o paladar! Comemos por prazer, comemos para descontar algum problema ou comemos para agradar... e nessa brincadeira, toda a minha decisão foi para o brejooooo... portanto, a Páscoa veio levantar novamente essa questão; não pela celebração mas pelo fato de combater (novamente) a tentação do açúcar!

Olha a cachoeira artificial... socorro!
Sei que o açúçar tem a sua parte amarga... como a verdade esquecida por nós. Confesso que estou tentando resistir (porque amo doces em geral) e mostrarei alguns itens de suma importância para abrir nossos olhos diante desse veneninho branco, difícil de sumir de nossos corações!

Um iceberg bonito e docinho de se ver... porém, difícil de evitar!


Nada contra as docerias, fabricantes e produtos relacionados ao açúcar mas o que preciso expor é o que está por trás desse doce inocente e como ele destrói gradativamente a nossa saúde, se consumido em excesso. Então, vamos às notícias bombásticas:

  1. PRIMEIRO: o açúcar refinado só causa males à saúde... "só isso";
  2. Muda o nosso paladar, fazendo com que se tenha mais vontade de consumir um docinho aqui e outro ali;
  3. Contribui para a obesidade;
  4. Muitos desequilíbrios no organismo tem aumentado pelo consumo exagerado do açúcar. Dentre eles estão: diabetes, pressão alta, baixa imunidade, labirintite, ansiedade, falta de energia, oscilações de humor, desmineralização e desarmonização metabólica, câncer etc. Ou seja, pode desencadear uma série de fatores ruins para o nosso corpo;
  5. O Mal de Parkinson pode estar associado às altas ingestões de açúcar;
  6. Pode reduzir a capacidade de aprendizagem;


7. Favorece a anemia, problemas nos dentes e ossos;
8. Vicia;
9. " Imagine o esforço que nosso organismo precisa fazer para manter a taxa de glicemia dentro da faixa normal quando ingerimos um pedaço de bolo" (...) "O que sabemos é que quando o açúcar puro é ingerido, ele entra rápido no sangue, faz com que haja aumento da glicemia e o trabalho que o pâncreas precisa fazer para colocar açúcar na célula é maior, o que aumenta o risco de diabetes." (...) "... é exigida do organismo uma compensação química: são sequestrados cálcio e magnésio do metabilismo e das reservas. Indiretamente, o açúcar 'rouba' do organismo depósitos destes minerais";
10. "O açúcar era um artigo de luxo dos nobres que em troca dessa delícia passaram a conhecer doenças como a obesidade, a cárie dentária e a gota."
11. "Uma droga viciante" (William Dufty - Sugar Blues: o gosto amargo do açúcar)



12. Pode provovar dores de cabeça e enxaquecas;
13. Aumenta os radicais livres;




14. Cansou? Está assustado(a)? Ainda tem mais...
15. O açúcar é o inimigo n° 1 do intestino;
16. Pode provocar catarata;


17. Pode causar hemorróidas, varizes, cálculos de vesícula... geeeeeente!!!! Desisto de comer. São tantas desgraças que é mais fácil fechar "o corpo pra balanço", evitar ao máximo o açúcar refinado e viver mais!
Melhor, não é mesmo?!


Fonte:
Leitura:
Fotos:

sexta-feira, 7 de março de 2008

O que há com a saúde de nossas crianças?


Tenho observando, já algum tempo, problemas de saúde nas crianças e que vem se intensificado bastante... colesterol, triglicerídios e glicose: todos em crise e elevados! Sei que a alimentação não é a mesma como a de antigamente... minha merendinha era composta por suco de laranja (quente...rsss), banana ou sanduíche de atum e ovo. Hoje em dia as guloseimas que circulam a vida dessas crianças são inevitáveis. Sinto que há um abuso por parte dos fabricantes em adicionar mais corantes, gorduras e açúcares nos produtos... mas o que fazer perante a essa enxurrada de atrações alimentícias?!
Lembro-me que esses episódios eram comuns em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos; agora o Brasil está na lista negra de problemas com alimentação. Tudo fruto da ganância dessas indústrias... tadinhas de nossas crianças! O jeito é controlar tudo o que entra dentro de casa e consumir cada vez mais produtos orgânicos (no estado natural mesmoooo).
Não costumo escrever sobre esse tema mas precisei desabafar porque esse assunto me assola demais. O incrível é que tem acontecido também com crianças ativas e de peso favorável! Geralmente pensamos naquelas crianças preguiçosas e gordinhas mas, na verdade, está ocorrendo em todas as classes sociais.


"I understand why parents want to protect their kids from too much sugar, chemicals, or anything that could give them a rash. But I can’t help feeling sad about the little boy who stands in the corner munching on a carrot while the others lap up their layer cake. My heart breaks to think that my son’s pals will leapfrog into adulthood never knowing the childish pleasure of real birthday cake, made with real eggs, real butter, real sugar—or, heck, frosting made from suet, preservatives, and artificial coloring. It’s only once a year! Of course, being kids, they will get their share of off-limits foods—parents aren’t nearly as good at policing as they think."
message of health/2007/11

terça-feira, 4 de março de 2008

Através do passado, obtemos soluções versáteis e recicláveis!

Tirando algumas revistas do baú (bem velhinhas mesmo), tive a idéia de descrever nesse post, algumas dicas que transformam "restos desenganados" em artigos funcionais. Geralmente, descartamos coisas que, se pararmos para pensar, conseguimos (a partir delas) produzir um objeto que estamos precisando ou até mesmo um lindo presente! E para isso não precisa ser nenhum artista. Portanto, num momento de descontração, surgem belas idéias como:
  • vasos feitos a partir de cacos de azulejos, espelho, ladrilho e/vidro associados ao gesso;
  • caixas de papelão modificadas com colagem de recortes de revistas (fotos de paisagens, selos e recordações de viagens) ou papéis de presentes;
  • porta-retratos confeccionados de flores secas, sementes, talos e folhas. Forme desenhos e contraste com as cores tipo pétalas claras, hastes de plantas ou folhas escuras. Vá a alguma área pública e colete tudo isso do chão (com permissão). É a própria natureza dentro de casa;
  • cestas, potes, cachepôs e descansos feitos com jornal. Depois do processo, pintá-los de branquinho...
  • porta-treco ou casinha (com direito a telhado e varandinha) feita com embalagem de leite longa vida.

Percebendo o que não nos serve mais, podemos transformar e assim, recriar uma nova situação ou objetos com fins decorativos.

Reuse, reduza e recicle!!

Foto:

google

Fonte:

Revistas de reciclagem (Faça Fácil nov/90, etc)