sexta-feira, 21 de março de 2008

Na trilha do açúcar: eis um doce veneno

Páscoa se aproximando e com ela, muitos chocolates, coberturas e recheios... envolvidos pelo açúcar!
Não escrevo faz um tempão mas por falta de assunto mesmo... e minha dúvida era escrever sobre algum lugar ou um tema importante referente à nossa saúde. Portanto, li uma matéria sobre açúcar que me deixou bastante impressionada, fazendo-me parar de consumir doces de forma radical por algumas semanas. Imaginei que fosse definitivo mas infelizmente comemos com os olhos e enganamos o paladar! Comemos por prazer, comemos para descontar algum problema ou comemos para agradar... e nessa brincadeira, toda a minha decisão foi para o brejooooo... portanto, a Páscoa veio levantar novamente essa questão; não pela celebração mas pelo fato de combater (novamente) a tentação do açúcar!

Olha a cachoeira artificial... socorro!
Sei que o açúçar tem a sua parte amarga... como a verdade esquecida por nós. Confesso que estou tentando resistir (porque amo doces em geral) e mostrarei alguns itens de suma importância para abrir nossos olhos diante desse veneninho branco, difícil de sumir de nossos corações!

Um iceberg bonito e docinho de se ver... porém, difícil de evitar!


Nada contra as docerias, fabricantes e produtos relacionados ao açúcar mas o que preciso expor é o que está por trás desse doce inocente e como ele destrói gradativamente a nossa saúde, se consumido em excesso. Então, vamos às notícias bombásticas:

  1. PRIMEIRO: o açúcar refinado só causa males à saúde... "só isso";
  2. Muda o nosso paladar, fazendo com que se tenha mais vontade de consumir um docinho aqui e outro ali;
  3. Contribui para a obesidade;
  4. Muitos desequilíbrios no organismo tem aumentado pelo consumo exagerado do açúcar. Dentre eles estão: diabetes, pressão alta, baixa imunidade, labirintite, ansiedade, falta de energia, oscilações de humor, desmineralização e desarmonização metabólica, câncer etc. Ou seja, pode desencadear uma série de fatores ruins para o nosso corpo;
  5. O Mal de Parkinson pode estar associado às altas ingestões de açúcar;
  6. Pode reduzir a capacidade de aprendizagem;


7. Favorece a anemia, problemas nos dentes e ossos;
8. Vicia;
9. " Imagine o esforço que nosso organismo precisa fazer para manter a taxa de glicemia dentro da faixa normal quando ingerimos um pedaço de bolo" (...) "O que sabemos é que quando o açúcar puro é ingerido, ele entra rápido no sangue, faz com que haja aumento da glicemia e o trabalho que o pâncreas precisa fazer para colocar açúcar na célula é maior, o que aumenta o risco de diabetes." (...) "... é exigida do organismo uma compensação química: são sequestrados cálcio e magnésio do metabilismo e das reservas. Indiretamente, o açúcar 'rouba' do organismo depósitos destes minerais";
10. "O açúcar era um artigo de luxo dos nobres que em troca dessa delícia passaram a conhecer doenças como a obesidade, a cárie dentária e a gota."
11. "Uma droga viciante" (William Dufty - Sugar Blues: o gosto amargo do açúcar)



12. Pode provovar dores de cabeça e enxaquecas;
13. Aumenta os radicais livres;




14. Cansou? Está assustado(a)? Ainda tem mais...
15. O açúcar é o inimigo n° 1 do intestino;
16. Pode provocar catarata;


17. Pode causar hemorróidas, varizes, cálculos de vesícula... geeeeeente!!!! Desisto de comer. São tantas desgraças que é mais fácil fechar "o corpo pra balanço", evitar ao máximo o açúcar refinado e viver mais!
Melhor, não é mesmo?!


Fonte:
Leitura:
Fotos:

Um comentário:

Alexandre Carvalho disse...

Que sacanagem postar isso aqui justamente antes da Páscoa, hein? Mas estou bem longe de passar por muito disso que você relatou. Gosto apenas de alguns doces, mas não vivo enlouquecido por eles. Eu sequer freqüento docerias.