Ilha de Santa Catarina, Florianópolis ou simplesmente Floripa, como é carinhosamente chamada, surpreende todos os turistas que passam por lá. É uma das capitais com a melhor qualidade de vida do Brasil pela sua infraestrutura, natureza, ar puro, pessoas educadas e ruas muito limpas. Nem um papelzinho de bala... você procura, procura e nada. É certo comparar com o Rio e se perguntar várias vezes o porquê de cidade maravilhosa. Nesse momento o título vai para Florianópolis.
Existem muitas praias para todos os gostos: desde as sossegadas até as mais urbanas e badaladas. É do Centro que se parte para todos os pontos da ilha com um sistema de transporte organizado baseado em horários fixos. Possibilita o cidadão fazer interações com apenas um valor de passagem desde que não saia de um dos terminais. Embora não ofereça um sistema direto que possa permitir a pessoa conhecer todas as praias de uma só vez, pode-se contar com a pontualidade nos horários. "Ai" de você perder a hora... ou seja, praticamente uma pontualidade britânica... nem parece Brasil.
Assim que o visitante chega na capital, se depara com muito verde e um espetacular pôr-do-sol, caso chegue no fim da tarde. Com isso, mal se instala e já sente vontade de ficar além do tempo planejado...
Ponte Hercílio Luz: cartão postal da cidade
Uma estrutura metálica (aço) que liga o continente à ilha.
Falaram que ela estava interditada mas vi vários carros passando na noite em que cheguei à capital.
Esta é a Av. Beira Mar Norte com suas pistas largas e onde se concentram muitos esportistas de plantão. Há também turistas preocupados em tirar fotos da ponte e do visual urbano próximo ao Trapiche.
Visual da ponte à noite. Ou estava frio, ou esse lugar é um pouco deserto mesmo depois das 20 horas. Cariocas não estão acostumados com tranquilidade e segurança...
De dia...
É nesse trecho que existem há muitos hotéis, tanto na Av.Beira Mar Norte como na rua transversal chamada Felipe Schimidt (onde foi tirada a foto).
E descendo... até chegar o comércio, terminal rodoviário e diversos centros históricos.
Olha a ponte lá no fundo...
Pintadinho e bem conservado. Tudo limpinho.
Em horários de pico fica bem cheio. À noite nem se fala. Sejam pessoas tomando seus rumos ao trabalho ou compromissos, crianças caminhando para a escola e até uns tipos engraçados (como em todo lugar) . E eu, turista... observando toda a movimentação tranquila (muito diferente do eixo RJ-SP). Pessoas serenas mas cumprindo com suas rotinas; diferente do
corre-corre/stress/pânico no sudeste.
Horário do clique
Apresenta uns 140 boxes com opções de alimentos, roupas, sapatos, artesanato e outros itens do local.
A foto acima retrata a parte boêmia do Mercado com seus bares proporcionando grandes encontros do povo.
A foto acima retrata a parte boêmia do Mercado com seus bares proporcionando grandes encontros do povo.
Lá está o famoso Box 32 . Um enorme balcão com quadros de fotos com diversas celebridades (não deu tempo para ver todos pois são muitos), incluindo o presidente Lula. Todos em momentos descontraídos e apreciando as delícias dos frutos do mar.
Especializado em pratos envolvendo ostras, camarões, siris... de várias formas, gostos e preferências com o toque da cozinha açoreana.
Quem não conhece se surpreende pelo brilho dos copos pendurados, tulipas e o estilo todo especial desse point. Tornou-se atração turística. Melhor ir em horários atípicos e baixa temporada. Receberá toda a atenção do mundo.
Impossível ir à Floripa e não conferir este lugar.
Possui o lema do "balcão mais democrático do Brasil" por atender além de todas classes sociais, diversos turistas do mundo inteiro. E oferece a seus clientes, cardápios (com fotos) em sete idiomas... portanto, os preços são salgadinhos.
Cada detalhe prende a nossa atenção. Depois você se acostuma...
Há também um estante que vende sua cachaça artesanal e diversos kits. E tem também a tal da Cachamel, uma mistura da cachaça feita por eles com mel e limão.
Há também um estante que vende sua cachaça artesanal e diversos kits. E tem também a tal da Cachamel, uma mistura da cachaça feita por eles com mel e limão.
Fotos:
Trilhas e Jux
Trilhas e Jux
Nenhum comentário:
Postar um comentário