domingo, 21 de junho de 2009

Lagoa da Conceição (Florianópolis/SC-leste da Ilha): sustentabilidade, preservação e organização como prioridades


Para quem procura boa comida, lojas surf style, produtos artesanais feitos a partir da renda de Bilro (técnica antiga e rara onde pequenas peças de madeira presas a um almofadão facilitam o trançar dos fios), prática de diversos esportes (wind, kite, vela, parapente, etc.) e ótimas paisagens compareça à Lagoa da Conceição, Floripa.



Apesar de ser conhecida por abrigar ótimos barzinhos temáticos, bistrôs, restaurantes e lanchonetes descoladas (lembra bastante Búzios e Itaipava do Rio), durante o dia confere-se parapentes enfeitando a paisagem, barquinhos coloridos destinados à pesca e um lugar bastante pacato durante a baixa temporada.



Tá chegando... tá chegando...?



Antes de chegarmos na Lagoa, passamos pelo canal próximo à Praia da Barra da Lagoa. Este canal representa a única ligação entre o mar e a Lagoa da Conceição. Vários barcos de pesca e algumas casas de luxo ao seu redor, embora não tenha conseguido identificar se há estabelecimentos comerciais na beira deste canal; lembrou-me bastante um trecho perto da Ilha da Gigóia ( Barra da Tijuca/RJ)


Um ângulo diferente da Lagoa...



Barra da Lagoa: antes do nosso destino

Como em todos os lugares que você passa na ilha, é surpreendente o respeito desde criança pelo próximo, a educação continuada assim como a limpeza e o amor à natureza. Percebemos a tranquilidade no semblante das pessoas e o carinho que elas possuem por Florianópolis. Tomara que continuem assim... por longos e longos anos...



Próximo a margem da Lagoa, a visão da transparência da água é ótima e imaginamos como deve ser o verão neste lugar... muitas pessoas afirmaram que de "pacata" não tem nada. O local fica cheio de turistas de várias partes do Brasil incluindo um de nossos vizinhos, os argentinos.



Existe a preocupação de alertar a população quando a água está própria ou imprópria para o banho e, com isso, várias placas são instaladas em trechos da Lagoa determinando a avaliação do órgão competente. De acordo com informações de moradores e trabalhadores, a análise da água é feita constantemente alterando o status para notificar os banhistas; o que significa que no prazo de uma semana você pode curtir um banho na lagoa ou não.
Calçadas e ruas muito limpas, inclusive a grama que contorna a lagoa. Mesmo com poucas lixeiras, nota-se que aqui é cada coisa no seu lugar.

Em defesa:
abaixoassinado.org/abaixoassinados/4287




Focalizando...



Mesmo assim acho que não dá para ler... avisos é que não faltam!



Só de olhar, o stress vai embora...
o frio é que pega!



Av. das Rendeiras. Point dos restaurantes de frutos do mar e das lojinhas das rendeiras. Isso aí à noite deve ficar bão... a propaganda aqui está boa; pena que não ganhei nenhum discount!

E aconteceu na Lagoa no início deste mês o "Yard Sale". O que significa? Segue a matéria do Jornal da Lagoa, uma publicação da região:

" É uma idéia interessante e bem atual em época de preocupação com a reciclagem e outras ações, digamos, ecologicamente corretas.

Você tem uma raquete de tênis que não precisa mais? E aquela roupa de surfista que não vê o mar há tempos? A idéia é reunir pessoas que tenham coisas que não usam mais, em bom estado de conservação, num encontro onde é possível vender, trocar ou negociá-las de alguma maneira...
Além da venda e troca de coisas usadas, os participantes e interessados poderão encontrar e conhecer pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo."



Detalhe do poste na ponte: não resisti e foi preciso registrar!



Os postes com o detalhe de golfinho (será?) formavam um arco somente na ponte. Muito bonito!



O nome do logradouro em um ponto de ônibus no início da Lagoa.
É nesta avenida onde é possível comprar passadeiras, echarpes, cachecóis, blusas, toalhas de mesa e outras coisas para casa feitas à mão; não só de rendas mas de outros materiais típicos da região. Interessante é que a maioria das lojinhas ficam em frente das moradias dessas mulheres talentosas, onde o ofício do tear é passado de mãe para filha. Ou para o casal.
Tudo no capricho para entreter os turistas e quem passa de curioso na calçada.



Ao entardecer...



... no meio de:

Encontros e Despedidas

Maria Rita

"Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida"


Fotos:


Trilhas e Jux (2009)

Nenhum comentário: