terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um Panamá que não vive só de seu canal (I)




San Blas é um daqueles arquipélagos do Panamá que merece atenção. Pensamos em Panamá, logo imaginamos navios, portos e algumas coisas mais. Porém, bem pertinho do Caribe, San Blas está situada a poucos minutos de voo (15 a 20 minutos) da cidade do Panamá e abrange o litoral panamenho com seus lindos coqueiros, praias de areia branca e águas transparentes em tonalidades que vão desde o verde claríssimo até o azul turqueza.




Sossego, lugares paradisíacos e cultura indígena fazem parte do cenário de San Blas. É para quem deseja esquecer o stress diário e mergulhar nesse contexto simplório que abrange aproximadamente 365 ilhas (ou cerca de 400, como alguns preferem dizer) com suas "piscinas"naturais cheias de estrelas do mar...



Um barco, águas claras e calminhas com um clima agradável... algo mais?

As ilhas de San Blas também são chamadas pelos moradores por comarca Kuna Yala (nome da população indígena). Apesar de primitivas, essas ilhas são bastante memoráveis aos que arriscam conhecê-las; justamente para quem gosta de aventura, mar, um pouco de falta de conforto (porque as hospedagens são humildes), peixe, água de côco e muita disposição!



Recifes de corais rodeados pelas ilhas


Os passeios são feitos através de barcos ou canoas e com guias locais representados geralmente por algum membro do povo Kuna. De uma ilha a outra, a ida se resume a praia exótica em torno de seu destino, cabanas de bambu e telhados revestidos com palhas secas (retiradas de coqueiros) , deitar em redes ou não, com ou sem banheiros, comida típica (consiste em frutos do mar, peixes e côco) etc.




Dá para ficar até indeciso(a)... qual dos dois lados devo mergulhar?!


Imaginar que não existe apenas um ilha para conhecer, isso acaba aumentando a curiosidade de qualquer pessoa que goste de estar cercado da natureza nesse estilo...




Paisagem ao balanço de suas palmeiras...

Estar em San Blas lembra aquelas histórias de antigamente... navegando por terras desconhecidas e, de repente descobre-se uma ilha perdida no oceano...




Enquanto algumas ilhas são habitadas, outras são bastante isoladas...

Algum sinal de vida aí, meu amigo?

Isso lembra a aventura de Robison Crusoé...




Que tal tirar foto com uma delas?

Muitas ilhas intactas com uma beleza espetacular e muitas também sem a presença humana.




Um lugar que merece ser chamado de paraíso...
Incrível entardecer...


Divertimento nas águas translúcidas do Caribe...


Dizem que o ideal é visitar San Blas nos meses que compreendem abril a junho, quando a prática do snorkelling e mergulho são bem mais atrativas.






Colocar uma rede e escutar o som do mar...




Quem vai ter problemas de pressão alta morando em um lugar desses?

As águas vão da tonalidade verde bem claro, depois um pouco escuro e intercala com azul turqueza claro e escuro...dá para imaginar?! Confiram algumas fotos no site Jyrich.us (post Panamá - Kuna Indians at San Blas Islands)




Ilhas sem fronteiras...


De todas as ilhas que representam San Blas, algumas são bem favoráveis aos turistas como na Região Carti que dentre algumas ilhas estão, Isla Aguja, Isla Del Diablo, Isla Perro e Isla Pelicano.



Turismo regado a sombra e água fresca...



Desliguem os celulares... aqui é o lugar!

É só pôr uma rede entre dois coqueiros e descansar...

Dog Island possui uma praia que mais parece uma piscina com águas claríssimas e nenhum pontinho escuro... uma ilha mais povoada e onde existe um navio naufragado.

Lugar propício ao romantismo dos adultos...



...e bastante carisma dos habitantes locais

Isla Pelicano


Tecidos muito coloridos e chamados de "mola", trabalho artístico que são produzidos pelas mulheres de Kuna representando formas geométricas e temas mitológicos, interpretações da rotina, animais, etc.


Existe também um comércio que sobrevive ao artesanato e as molas dos Kuna que é uma comunidade indígena pertencente a comarca de Kuna Yala (que recebeu o nome deles) e presente em diversas ilhas de San Blas.
A paisagem tropical refletida na arte colorida e nativa é uma das maneiras do turista levar para casa uma lembrança com alma caribenha e feita pelas mãos dos indígenas da comunidade. As mulheres de Kuna usam roupas com estampas étnicas e bem coloridas, adornos como lenços vermelhos na cabeça, os mesmos tipos de peças que são vendidos para os turistas




Sorriso que demonstra vida longa ao povo Kuna


O povo Kuna controla a região e parte da acomodação rústica feita de palha e bambu que serve aos turistas. É uma nação indígena respeitada e protegida pelos seus direitos no continente americano. O turismo é a fonte de renda principal deste povo.



Representante da cultura Kuna


O turista pode optar também por um tour nessa aldeia tradicional e conviver com os hábitos e a cultura dos Kunas (ou "Kuna" no singular). Eles tem resistido a muitas mudanças ocorridas no mundo porém habitam em um dos lugares mais bonitos do mundo. Cultivam seus antepassados e, por uma razão desconhecida, há um percentual considerável de albinos nessa população. Dizem que quando o bebê nasce albino, eles usam um corante com pigmentação azul para protegê-los do sol.




Fotos:


Lonely Planet

Destination 360.com


Fonte:


Brilhant Tips.com

Guide To Panama. info

Guardian

Nenhum comentário: