domingo, 24 de janeiro de 2010

Maricá: um paraíso escondido (RJ)


Sabemos que é um mato que vimos bastante por aqui porém dá uma bonita flor rosa e sua sobrevivência é baseada numa espécie de inquilinismo.


Vocês sabem o que é isso?

É uma espécie de metamorfose em que as cigarras passam para dar continuidade à vida. A casca da foto representa um fenômeno chamado ecdise possibilitando o descarte e, consequentemente, o crescimento do inseto.

Portanto, as cigarras trocam o esqueleto algumas vezes e isso é explicado da seguinte forma: " Para se libertarem do seu exoesqueleto antiga, as cigarras o pressionam realizando movimentos musculares. Cada casca visível nas árvores corresponde a uma cigarra." - Alice Kumagai, professora de entimologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Vejam que paisagem interessante: esta foto foi tirada em dezembro. Tudo verdinho, cheiro de mato... natureza intocável. Lindo.
Um mês depois...


Em uma outra situação... foto tirada em janeiro. Perguntamos: seria uma ação do Homem ou da Natureza? É recuperável? Tantas plantas, árvores de pequeno porte e talvez animais tenham sofrido com essa degradação tão triste que acontece todos os dias em algum lugar do Brasil. É a primeira vez (aos meus olhos) que isto acontece próximo à Lagoa.




Ao anoitecer, não dava para imaginar como o lugar, já na Lagoa, se transformaria em calmaria e um recanto para poucos se acolherem em suas cadeiras, redes ou simplesmente ao sentar na areia para sentir a brisa vindo do mar, atravessando por esta Lagoa.




A natureza é perfeita desde que o Homem a respeite.
Não há razões para danificar este paraíso tão tímido e, às vezes, esquecido por muitos...




Pôr-do-sol digno de nosso país e os caiaques coloridos enfeitando a paisagem.
Neste trecho, há o encontro das águas do rio com a Lagoa tornando o visual ainda mais bonito para quem passa, trabalha e se diverte em suas areias não muito claras.
Fonte:
UFMG (cigarra)
Fotos:
Trilhasemfronteiras



2 comentários:

Alexandre Carvalho disse...

Teste.

Não tá aparecendo nada.

RennyBA's Terella disse...

A do agree -> Paradise it is - thanks for sharing all the lovely photos: So exotic to a Norwegian you know!

Happy Weekend :-)