sábado, 15 de dezembro de 2007

Tradição na terra de Santa Claus


Em cada país existe uma tradição natalina regada a muitos pratos típicos da época e decoração bem alegre. No Brasil, todos enfeitam da maneira como sabemos (árvores de natal, guirlandas, penduricalhos, bonequinhos, etc.) e bem parecido com diversos países. Há uma comemoração com as famílias, nos dias 24 e 25, geralmente com um jantar no primeiro dia e um almoço no posterior; às vezes, com aquela sobrinha da noite especial...rsss. Mas que é bom é!
Infelizmente, está acabando a questão da reflexão e união, ou seja, o propósito do natal que nos foi dado. A cada ano é um consumismo danado e desenfreado... por um lado é prazeroso mas, por outro, há seus efeitos colaterais. Muito bom dar e receber presentes mas cadê o sentimento verdadeiro que todo ano é relembrado?! A gratidão vem sendo substituída, por alguns, pela obrigação. É uma pena... clima de confraternização, reencontro, reunião de pessoas como amigos, conhecidos e familiares em um momento tão especial...




Já sabemos como é a comemoração, decoração e espírito natalino no Brasil e em diversos lugares do mundo... mas o que deve acontecer na terra do bom velhinho?


Li algumas coisas e vi tantas fotos sobre o natal da Finlândia que acabei até me perdendo no meio de muitos sites!! Cada coisa linda... um capricho... o interessante é que lá, eles possuem um ritual de irem à sauna na véspera de natal. Há inúmeras opções para todos os gostos, representando um elemento essencial na vida dos fînlandeses e turistas.

No dia 13 de dezembro é comemorado no país o dia de Santa Luzia com uma cerimônia repleta de crianças vestidas com roupinhas brancas e munidas de velas... parecidas com anjos! E como fica a barriga? A ceia de natal é composta de presunto, batatas fervidas, peixe, saladas...conforme lido em sites e confirmado no blog da Lu na Finlândia.

Hummm... deu vontade de comeeeeer!!!!!!!!! Ainda faltam alguns e ansiosos dias!!!!

Fotos: Google

Fonte: worldculture.com

Nenhum comentário: