quinta-feira, 26 de junho de 2008

Kerala e sua natureza indiana




Saiu uma matéria interessante no site do the guardian (26/junho/08) sobre Kerala, um paraíso no sul da Índia, onde impera uma grande parte verde neste lugar. E desta forma, a minha curiosidade foi mais longe: decidi procurar algumas fotos e detalhes pois imagino que todos os lugares são belos por natureza!

Lá reina a paz... e um monte de praias, santuários ecológicos, esportes de aventura, backwaters (conjuntos de canais ladeados de coqueiros), celebrações culturais, centros de massagem (Ayurvédica - filosofia que trata do corpo, mente e espírito) e relaxamento (Yoga).


"village of paddy fields"



Houseboat (um passeio típico ao balanço das águas)



Hummm... que conforto.


Ô passeio bão... um verdadeiro descanso.


Tudo o que eu queria: descobrir toda essa natureza.





Espiritualidade como fonte de rejuvenescimento. O verde exuberante demonstra o porquê de tantos resorts em Kerala.




O ecoturismo predomina a sustentabilidade e aguça a vontade das pessoas para conhecerem esse lugar. Rios, florestas, cachoeiras e lindas montanhas demonstram um clima de energia positiva para todos que visitam a região.




Kerala também é famosa por suas especiarias, plantações (chá, café, etc.) e praias.
Deve ter um pôr-do-sol maravilhoso...



Pássaros exóticos... tanto no olhar quanto em suas cores.




Preciso dizer alguma coisa? Welcome to the jungle!!!!!!!!!




Por trás deste semblante há toda uma filosofia e misticismo, característicos do local.




Fonte:
Fotos:

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Orgânicos com orgulho. Agrotóxicos dando barulho!

Hoje resolvi fazer uma coletânea de textos, resultado de algumas leituras em uma biblioteca e duas livrarias. Basta ter um punhado de livros e revistas que já estou enfiada no local para somatizar os meus conhecimentos. É lógico que não sou nenhuma especialista mas gosto de compartilhar informações importantes no blog.
Não vejo mal algum em repassar coisas interessantes, desde que a fonte permita a reprodução. Portanto, adoro dividir informações preciosas aos meus amigoooooooooos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



O motivo desse post é a alimentação, algo essencial à nossa vida embora ultimamente tem
contribuído (infelizmente) para uma demanda de doenças do terceiro milênio. Não adianta querer ficar gostosa ou gostoso, correr para uma lipo, dietas mirabolantes ou remédios milagrosos. Reeducar.
Todo mundo sabe que além de fecharmos a boca para certos exageros, é necessário nos alertarmos quanto ao tipo de alimento que iremos consumir (condições e características).


Estou falando dos alimentos orgânicos e dos alimentos no estado, digamos, um pouco ou bastante alterados. Quimicamente, alertando-os!
Sei que, às vezes, é inevitável comprarmos produtos com agrotóxicos, enlatados ou com conservantes mas lembrar nunca é demais. E escolhendo o melhor, a nossa saúde agradece... mesmo que o bolso padeça.



Circulando...vou atrás de algo que seduza os meus olhos. Pela capa da revista, já sei que vem chumbo grosso! Corro para folhear e assim vou saboreando a leitura para descobrir cada vez mais (e se vai convencer a minha cabecita).
Uma revista chamada "A Lavoura" (abril/2008) chamou a minha atenção e nela estava escrito um trecho numa matéria bem familiar: " A preocupação pela qualidade de vida e por uma alimentação saudável e equilibrada aqueceu a procura por frutas, legumes e verduras oriundas de uma agricultura livre de qualquer tipo de agrotóxicos ou fertilizantes. (...)
O mesmo estudo também aponta para benefícios no tratamento de doenças como na prevenção do câncer, já que os alimentos orgânicos também têm como característica serem muito mais anti-oxidantes que os convencionais. Uma sopa feita com vegetais orgânicos, por exemplo, contém seis vezes mais ácido salicílico (componente produzido naturalmente pelas plantas como protetor contra estresse e doenças) do que as sopas de vegetais não-orgânicos."



Um outro fragmento dessa matéria diz que " A crescente urbanização da sociedade torna cada dia maior a distância entre os agricultores e os consumidores. É preciso conservar os produtos por mais tempo. Os tempos de transportes são mais longos. Processos tecnológicos são necessários para aumentar a durabilidade dos produtos ou para garantir a oferta ao longo de todo o ano. A vida moderna trouxe novas necessidades. As pessoas freqüentemente fazem suas refeições fora de casa.(...) Alimentos que são preparados ou prontos para consumo ganharam as prateleiras dos supermercados."






" Os agrotóxicos... mesmo aqueles que são considerados seguros para o uso em produtos agrícolas (alimentar) podem deixar resíduos que dependendo da concentração, podem representar perigo para a saúde do consumidor, a curto - ou mais freqüentemente- a longo prazo."
Vejam a lista...
"Inseticidas, acaricidas e nematicidas; herbicidas; fungicidas e bactericidas; carrapaticidas; conservantes; fumigantes (usados no armazenamento de alimentos visando a redução de pragas que possam atacar grãos armazenados), raticidas, etc."






Sabe aquele mofo... aquela coisinha verde quando dá em frutos, alimentos passando da validade ou do seu tempo de consumo? São as micotoxinas. " Toxinas produzidas por fungos ou bolores nos alimentos. Pelas suas características químicas e pelo seu comportamento no alimento e modo de ação, as micotoxinas são consideradas perigos químicos. São mutagênicas e provocam imunodepressão e doenças que afetam os rins e o fígado." Portanto, vale a pena comer tudo fresquinhooooooooo!





"... nos próximos 50 anos, a população mundial deve chegar a nove bilhões de pessoas. o que significará ainda maior demanda por comida." (JB Ecológico - maio/2008)
" Tomate, alface e morango são campeões em pesticidas" (Revista Boa Forma - Junho/2008)
E aí? Qual será o futuro dos nossos alimentos?



Fotos:
Fonte:

terça-feira, 17 de junho de 2008

Um vizinho perto do meu "ninho"



Hoje bem cedinho me deparei com um ninho ao abrir a janela. Como a árvore fica próxima à sacada, não hesitei em observar e fazer uma seqüência de fotos para o blog.
Fiquei encantada com a "engenharia" do pássaro (para alguns pode parecer a maior bobagem) e, de vez em quando, eu aparecia na janela para dar uns flagrantes na rotina dessa belezuuuura.


De repente, em um momento descontraído, resolvi visitar o meu vizinho secreto de janela... para saber se o ninho estava abandonado ou em situação de "resguardo". Não demorou muito e logo apareceu o "arquiteto" no buraco feito de restos de plantas secas e umas coisas brancas parecendo algodão. Um amontoado agarrado entre os galhos da árvore!
Vejam a cabecinha dele!!! Estava dando comida aos filhotes e atento para um próximo vôo.


Ao entardecer, fui bisbilhotar novamente o passarinho e descobri que era um Bem-te-vi bem gordinho... esperei-o sair da toca para tirar a minha última foto. Foi uma trabalheira... não é mole acompanhar os passos e tirar os melhores lances. Imaginei o trabalho de um biólogo ou ambientalista que estuda o tempo todo, observando e catalogando a vida dos animais. Contudo acredito que seja muito gratificante ter acesso aos diversos momentos da natureza onde as pessoas jamais possam ter a noção da simplicidade e, ao mesmo tempo, a riqueza do cotidiano desses seres vivos.
Viva o meio ambiente!!!
Fotos:

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Reserva Biológica do Tinguá (RJ)



No domingo passado (15/06/08) saiu uma matéria no jornal o globo sobre a Reserva do Tinguá (localizada em Nova Iguaçu) que me deixou bastante comovida. No mês que celebramos o meio ambiente, ainda percebemos inúmeros desfalques em nossa natureza. E mesmo com tantas propagandas e lições ecológicas, o país encontra-se atrasado na questão da preservação e conscientização dos nossos recursos naturais. Poxa! Um bando de caçadores acabando com a floresta e matando animais indefesos! Por motivos de venda, degustação ou hábito somente de caçar, essas pessoas que costumam praticar tais crimes ambientais desfiguram toda uma unidade de conservação importante para os seres vivos.
Fico tão chateada quando leio uma notícia dessas...tadinhos dos bichinhos. Só querem perpetuar suas espécies... e o homem MAU vai e estraga tudo!
Afinal, o que vai sobrar deste planeta daqui a 20,30,40...60...anos?!! Já pensaram nisto?!
Foto:

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Probleminhas técnicos

Caso não visualizem o vídeo abaixo, basta clicar na sigla: wwf

Um freio na nossa velocidade

Recebi esse vídeo da WWF e senti necessidade em repassá-lo pois nunca é demais para reafirmarmos um pacto contra os problemas que o nosso planeta vem enfrentando.



Cuidar já o primeiro passo... e praticando juntos, esta iniciativa se torna uma grandiosidade!


sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ajeitando as peças

Esqueci de completar uma frase no post abaixo: "... não costumo ler por aí"

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente: mantendo o espírito ecológico

Todos os dias são importantes para cultuar o meio ambiente.
Todo mundo já está careca de saber mas é de extrema necessidade estarmos em alerta em ações do nosso dia-a-dia. Unidos, podemos conservar nossas razões de viver como:


1) A água



Devemos economizá-la no banho, ao lavar as mãos ou escovar os dentes, cozinha, etc.
O ideal é não deixar as torneiras abertas quando não estiver utilizando água. Evitar o pinga-pinga do chuveiro... aquelas gotinhas insistentes quando não é fechado corretamente. E quando a água transborda nos baldes e piscinas? E aquela descarga quebrada fazendo barulho e liberando água direto?! Atenção nisso!
E as praias? E os rios? Cada vez mais abandonados e cheios de esgoto... vamos fazer a nossa parte: não jogar lixo ou qualquer substância danosa ao meio ambiente.
"Além de ser nossa mãe, a água também é senhora de todas as virtudes" (Sonia Hirsch - "Paixão Emagrece, Amor Engorda")



2) As plantas e os animais


Precisamos do verde e do carinho dos animais assim como eles gostam também. Não maltratá-los, adotar uma plantinha ou um bichano faz parte da nossa saúde (um bem danado ao coração). Fico triste quando vejo pessoas não admirem a natureza... só planta de plástico ou bichinho de pelúcia não tem graça! Os seres vivos representam toda a pureza da vida.
Reflorestar... e aproveitar os elementos de forma coerente... ter uma iniciativa sustentável.


3) A terra... o solo


É um recurso natural que também vem sendo maltratado pelo ser humano. Solo bom é aquele chamado fértil onde há a presença de minerais, umidade e restos de insetos para o crescimento das plantas. Em alguns locais ocorre a erosão (solo empobrecido decorrente do desmatamento ou atividade irregular realizada pelo homem) e uma outra coisa que não costumo é a exploração de pedreiras sem licença ambiental. O solo sem recuperação... é abandonado... e aí mais um buraco... e a natureza "paga o pato".


4) O ar


Poluir é desleal...TODOS CONCORDAM! Além de ser fundamental para o ciclo da vida, hoje em dia já temos exemplos da força do vento existente na produção de energia elétrica. Fonte renovável e presente em todos os lugares deste planeta.
Ar puro... é tudo o que precisamos!
" Respirar é a forma primordial de integrar o meio interno e o meio externo. Sustenta a vida e a alegria. (...)
Respirar fundo, prestando atenção exclusivamente ao percurso do ar, é o menor e o mais poderoso movimento que uma pessoa pode fazer em seu próprio benefício." (Sonia Hirsch - "Paixão Emagrece, Amor Engorda")

Foto: google

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Augusto Cury, ETC.

" Viver é uma aventura e saber viver é uma arte"





"A qualidade das experiências que tivemos na infância determina as características que teremos quando adultos, tais como descontração, segurança, sensibilidade, ansiedade. Podemos não ter consciência de nossas misérias do passado, mas elas infectam o nosso presente. Também podemos não ter consciência dos prazeres que tivemos, mas eles irrigam nossa capacidade de ser e de pensar."









" Nunca seremos plenamente líderes de nós mesmo, nunca controlaremos todos os nossos pensamentos e emoções mas isso não quer dizer que nossas mentes sejam um barco que navega ao sabor do vento. Podemos não controlar muitas variáveis que dão instabilidade às ondas de nossas emoções mas podemos tomar o leme da inteligência e atingir nossos objetivos."



" Para onde caminhamos? Que tipo de futuro se abre neste terceiro milênio para esta espécie que possui a racionalidade, mas não honra a arte de pensar? Todos somos responsáveis individualmente pelo destino de nossas vidas"






" O importante não é buscar desesperadamente o sucesso, mas aprender a viver desprendido da necessidade compulsiva de ter sucesso. O principal, ao contrário do que os pregadores da motivação proclamam, é ser especial por dentro, ainda que simples por fora."




" Parte considerável dos estímulos que causam prazer ao homem não vem das grandes conquistas, tal como a aquisição de um carro novo ou um elogio público, mas dos pequenos elementos da rotina diária, tal como um beijo de uma criança ou um olhar carinhoso."


Fotos:


Fragmentos do livro: